Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara raquel de Magalhães Pinheiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49727
Resumo: Fruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.
id RCAP_24431b0cc7dafbdcc8dc50b4d87bb315
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmicaMétodo MontessoriNotação RítmicaEscritaJogoFruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.Repositório ComumSara raquel de Magalhães Pinheiro2024-02-08T12:32:08Z2024-01-202024-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49727TID:203526384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T04:15:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.488544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
title Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
spellingShingle Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
Sara raquel de Magalhães Pinheiro
Método Montessori
Notação Rítmica
Escrita
Jogo
title_short Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
title_full Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
title_fullStr Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
title_full_unstemmed Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
title_sort Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
author Sara raquel de Magalhães Pinheiro
author_facet Sara raquel de Magalhães Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sara raquel de Magalhães Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Método Montessori
Notação Rítmica
Escrita
Jogo
topic Método Montessori
Notação Rítmica
Escrita
Jogo
description Fruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-08T12:32:08Z
2024-01-20
2024-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49727
TID:203526384
url http://hdl.handle.net/10400.26/49727
identifier_str_mv TID:203526384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422005501952