PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOPF, Ana Claudia Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8032
Resumo: O propósito deste estudo foi compreender como um grupo de professores aposentados do Ensino Superior evoluiu na profissão, conhecendo o desenvolvimento dos percursos profissionais em sua carreira. A amostra constou de 8 professores de Educação Física aposentados, que pertenceram ao quadro docente do CEFD/UFSM. Foi utilizado uma entrevista semi-estruturada, norteada em Huberman (1993). Os resultados revelaram que a escolha da profissão foi impulsionada pelo gosto pelo esporte. O início como docente se deu anterior à formação profissional em escolas e mais tarde a entrada no Ensino Superior onde foram vividas dificuldades que centraram em si próprio. A competência pedagógica se intensificou após confronto inicial da carreira, quando os professores se sentiram mais seguros em situação de aula. Em relação as atitudes frente às inovações e mudanças, os relatos permitiram verificar que, de uma forma geral, foram receptivas. Os relacionamentos com os alunos foram relatados como positivos, e com os colegas transpareceu algumas divergências. A relação entre a vida pessoal e profissional ocorreu de maneira conciliatória. A aposentadoria chegou cedo na vida desses docentes, antecipada pelas condições sócio-políticas do País. A análise dos percursos profissionais desses professores mostrou, que existiu uma diversidade de trajetórias, identificadas no modelo elaborado por Huberman (1993).
id UFSM-16_1956a3edcdf734846af8785af84637d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8032
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICAO propósito deste estudo foi compreender como um grupo de professores aposentados do Ensino Superior evoluiu na profissão, conhecendo o desenvolvimento dos percursos profissionais em sua carreira. A amostra constou de 8 professores de Educação Física aposentados, que pertenceram ao quadro docente do CEFD/UFSM. Foi utilizado uma entrevista semi-estruturada, norteada em Huberman (1993). Os resultados revelaram que a escolha da profissão foi impulsionada pelo gosto pelo esporte. O início como docente se deu anterior à formação profissional em escolas e mais tarde a entrada no Ensino Superior onde foram vividas dificuldades que centraram em si próprio. A competência pedagógica se intensificou após confronto inicial da carreira, quando os professores se sentiram mais seguros em situação de aula. Em relação as atitudes frente às inovações e mudanças, os relatos permitiram verificar que, de uma forma geral, foram receptivas. Os relacionamentos com os alunos foram relatados como positivos, e com os colegas transpareceu algumas divergências. A relação entre a vida pessoal e profissional ocorreu de maneira conciliatória. A aposentadoria chegou cedo na vida desses docentes, antecipada pelas condições sócio-políticas do País. A análise dos percursos profissionais desses professores mostrou, que existiu uma diversidade de trajetórias, identificadas no modelo elaborado por Huberman (1993).Universidade Federal de Santa Maria2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/803210.5902/231654648032Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8032/4810HOPF, Ana Claudia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-06T14:29:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8032Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-06T14:29:37Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
HOPF, Ana Claudia Oliveira
title_short PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author HOPF, Ana Claudia Oliveira
author_facet HOPF, Ana Claudia Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HOPF, Ana Claudia Oliveira
description O propósito deste estudo foi compreender como um grupo de professores aposentados do Ensino Superior evoluiu na profissão, conhecendo o desenvolvimento dos percursos profissionais em sua carreira. A amostra constou de 8 professores de Educação Física aposentados, que pertenceram ao quadro docente do CEFD/UFSM. Foi utilizado uma entrevista semi-estruturada, norteada em Huberman (1993). Os resultados revelaram que a escolha da profissão foi impulsionada pelo gosto pelo esporte. O início como docente se deu anterior à formação profissional em escolas e mais tarde a entrada no Ensino Superior onde foram vividas dificuldades que centraram em si próprio. A competência pedagógica se intensificou após confronto inicial da carreira, quando os professores se sentiram mais seguros em situação de aula. Em relação as atitudes frente às inovações e mudanças, os relatos permitiram verificar que, de uma forma geral, foram receptivas. Os relacionamentos com os alunos foram relatados como positivos, e com os colegas transpareceu algumas divergências. A relação entre a vida pessoal e profissional ocorreu de maneira conciliatória. A aposentadoria chegou cedo na vida desses docentes, antecipada pelas condições sócio-políticas do País. A análise dos percursos profissionais desses professores mostrou, que existiu uma diversidade de trajetórias, identificadas no modelo elaborado por Huberman (1993).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8032
10.5902/231654648032
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8032
identifier_str_mv 10.5902/231654648032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8032/4810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082767740928