REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10255 |
Resumo: | Grande parte dos professores questiona-se sobre o sentido do seu papel, buscando encontrar princípios válidos que orientem as suas pra ticas educativas. Existem teorias de ensino, muitas propostas metodológicas, que freqüentemente são utilizadas pelos professores para orientar a sua ação pedagógica. A decisão por uma ou por outra metodologia, muitas vezes, é influenciada por modismos, sendo as diferentes alternativas adotadas sem uma reflexão crítica. São como que impostas de fora pa ra dentro, sendo por isso incapazes de orientar de forma efetiva os procedimentos concretos do professor em sala de aula. Partimos do princípio que as práticas pedagógicas do professor realmente serão consistentes e autênticas, se estiverem enraizadas na sua concepção de ser humano, vida e sociedade. Por isso consideramos importante que o professor busque, através de leituras e reflexões, encontrar princípios válidos que orientem a sua ação pedagógica. |
id |
UFSM-16_319d0ffc475a5a453a4e9c335c96d948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10255 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICAGrande parte dos professores questiona-se sobre o sentido do seu papel, buscando encontrar princípios válidos que orientem as suas pra ticas educativas. Existem teorias de ensino, muitas propostas metodológicas, que freqüentemente são utilizadas pelos professores para orientar a sua ação pedagógica. A decisão por uma ou por outra metodologia, muitas vezes, é influenciada por modismos, sendo as diferentes alternativas adotadas sem uma reflexão crítica. São como que impostas de fora pa ra dentro, sendo por isso incapazes de orientar de forma efetiva os procedimentos concretos do professor em sala de aula. Partimos do princípio que as práticas pedagógicas do professor realmente serão consistentes e autênticas, se estiverem enraizadas na sua concepção de ser humano, vida e sociedade. Por isso consideramos importante que o professor busque, através de leituras e reflexões, encontrar princípios válidos que orientem a sua ação pedagógica.Universidade Federal de Santa Maria2013-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1025510.5902/2316546410255Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 1986Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 1986Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 19862316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10255/6240Gonçalves, Maria Augusta Salininfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-02T18:33:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10255Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-02T18:33:23Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA Gonçalves, Maria Augusta Salin |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA |
author |
Gonçalves, Maria Augusta Salin |
author_facet |
Gonçalves, Maria Augusta Salin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Augusta Salin |
description |
Grande parte dos professores questiona-se sobre o sentido do seu papel, buscando encontrar princípios válidos que orientem as suas pra ticas educativas. Existem teorias de ensino, muitas propostas metodológicas, que freqüentemente são utilizadas pelos professores para orientar a sua ação pedagógica. A decisão por uma ou por outra metodologia, muitas vezes, é influenciada por modismos, sendo as diferentes alternativas adotadas sem uma reflexão crítica. São como que impostas de fora pa ra dentro, sendo por isso incapazes de orientar de forma efetiva os procedimentos concretos do professor em sala de aula. Partimos do princípio que as práticas pedagógicas do professor realmente serão consistentes e autênticas, se estiverem enraizadas na sua concepção de ser humano, vida e sociedade. Por isso consideramos importante que o professor busque, através de leituras e reflexões, encontrar princípios válidos que orientem a sua ação pedagógica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10255 10.5902/2316546410255 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10255 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546410255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10255/6240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 1986 Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 1986 Kinesis; Kinesis, v.2, n. 2, jul/dez. 1986 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083647496192 |