APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
DOI: | 10.5902/2316546410202 |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202 |
Resumo: | Objetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa. |
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APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVAObjetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1020210.5902/2316546410202Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202/6195Turra, Nadia Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-31T13:59:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10202Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-07-31T13:59:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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