APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turra, Nadia Andreia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202
Resumo: Objetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa.
id UFSM-16_540a352f01075d459fc5c11cd75784d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10202
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVAObjetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1020210.5902/2316546410202Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202/6195Turra, Nadia Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-31T13:59:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10202Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-07-31T13:59:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
title APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
spellingShingle APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
Turra, Nadia Andreia
title_short APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
title_full APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
title_fullStr APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
title_sort APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA
author Turra, Nadia Andreia
author_facet Turra, Nadia Andreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turra, Nadia Andreia
description Objetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202
10.5902/2316546410202
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202
identifier_str_mv 10.5902/2316546410202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10202/6195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083620233216