APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).
id UFSM-16_79c603b2f22e3089d6502f06f106e4c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8037
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃOO objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).Universidade Federal de Santa Maria2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/803710.5902/231654648037Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037/4814ALÁSSIA, Adriana Maria Nogarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-06T14:29:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8037Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-06T14:29:38Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
title APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara
title_short APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
title_full APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
title_sort APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
author ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara
author_facet ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara
description O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037
10.5902/231654648037
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037
identifier_str_mv 10.5902/231654648037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037/4814
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082778226688