Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Marilia de Rosso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8372
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar os resultados entre os índices de consumo máximo de oxigênio de escolares nutridos e com desnutrição leve, de ambos os sexos, com idade de 14 anos, matriculados nas escolas das redes de ensino municipal e estadual, da cidade de Santa Maria-RS. Para a determinação do padrão do estado nutricional, através do peso e da estatura, utilizou-se os limites de tolerância de LIMA, e na obtenção do consumo máximo de oxigênio, utilizou-se o teste de esforço máximo, conforme protocolo de BALKE. Os gases obtidos em repouso e em exercício foram medidos no analizador de gases respiratórios MICRO SHOLANDER. Concluiu-se que: (a) os escolares nutridos obtiveram melhores valores médios nas variáveis antropométricas estudadas em relação aos escolares desnutridos leves de ambos os sexos. Pôde-se verificar, através das comparações das médias a existência de diferenças estatisticamente significativas, ao nível de 5%; e (b) comparando-se as médias dos índices de consumo máximo de oxigênio absoluto e de dióxido de carbono absoluto na condição de exercício, obteve-se diferen­ças estatisticamente significativas, ao nível de 5%, entre escolares nutri­dos e com desnutrição leve do mesmo sexo, sendo estas diferenças favoráveis aos escolares nutridos de ambos os sexos; contudo, não encontrou-se diferenças estatisticamente significativas nos demais índices estudados. Em função destes resultados conclui-se que os escolares com desnutrição leve apresentam um consumo máximo de oxigênio menor, quando comparados com escolares normais, estando esta diminuição relacionada com seu o peso corporal.
id UFSM-16_735f9f66b397b92ebfa0c0e91150b2ff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8372
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição LeveEste estudo teve como objetivo comparar os resultados entre os índices de consumo máximo de oxigênio de escolares nutridos e com desnutrição leve, de ambos os sexos, com idade de 14 anos, matriculados nas escolas das redes de ensino municipal e estadual, da cidade de Santa Maria-RS. Para a determinação do padrão do estado nutricional, através do peso e da estatura, utilizou-se os limites de tolerância de LIMA, e na obtenção do consumo máximo de oxigênio, utilizou-se o teste de esforço máximo, conforme protocolo de BALKE. Os gases obtidos em repouso e em exercício foram medidos no analizador de gases respiratórios MICRO SHOLANDER. Concluiu-se que: (a) os escolares nutridos obtiveram melhores valores médios nas variáveis antropométricas estudadas em relação aos escolares desnutridos leves de ambos os sexos. Pôde-se verificar, através das comparações das médias a existência de diferenças estatisticamente significativas, ao nível de 5%; e (b) comparando-se as médias dos índices de consumo máximo de oxigênio absoluto e de dióxido de carbono absoluto na condição de exercício, obteve-se diferen­ças estatisticamente significativas, ao nível de 5%, entre escolares nutri­dos e com desnutrição leve do mesmo sexo, sendo estas diferenças favoráveis aos escolares nutridos de ambos os sexos; contudo, não encontrou-se diferenças estatisticamente significativas nos demais índices estudados. Em função destes resultados conclui-se que os escolares com desnutrição leve apresentam um consumo máximo de oxigênio menor, quando comparados com escolares normais, estando esta diminuição relacionada com seu o peso corporal.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/837210.5902/231654648372Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8372/5064Krug, Marilia de Rossoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-26T13:52:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8372Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-26T13:52:31Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
title Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
spellingShingle Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
Krug, Marilia de Rosso
title_short Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
title_full Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
title_fullStr Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
title_full_unstemmed Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
title_sort Estudo do Consumo Máximo de Oxigênio em Escolares Nutridos e com desnutrição Leve
author Krug, Marilia de Rosso
author_facet Krug, Marilia de Rosso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Marilia de Rosso
description Este estudo teve como objetivo comparar os resultados entre os índices de consumo máximo de oxigênio de escolares nutridos e com desnutrição leve, de ambos os sexos, com idade de 14 anos, matriculados nas escolas das redes de ensino municipal e estadual, da cidade de Santa Maria-RS. Para a determinação do padrão do estado nutricional, através do peso e da estatura, utilizou-se os limites de tolerância de LIMA, e na obtenção do consumo máximo de oxigênio, utilizou-se o teste de esforço máximo, conforme protocolo de BALKE. Os gases obtidos em repouso e em exercício foram medidos no analizador de gases respiratórios MICRO SHOLANDER. Concluiu-se que: (a) os escolares nutridos obtiveram melhores valores médios nas variáveis antropométricas estudadas em relação aos escolares desnutridos leves de ambos os sexos. Pôde-se verificar, através das comparações das médias a existência de diferenças estatisticamente significativas, ao nível de 5%; e (b) comparando-se as médias dos índices de consumo máximo de oxigênio absoluto e de dióxido de carbono absoluto na condição de exercício, obteve-se diferen­ças estatisticamente significativas, ao nível de 5%, entre escolares nutri­dos e com desnutrição leve do mesmo sexo, sendo estas diferenças favoráveis aos escolares nutridos de ambos os sexos; contudo, não encontrou-se diferenças estatisticamente significativas nos demais índices estudados. Em função destes resultados conclui-se que os escolares com desnutrição leve apresentam um consumo máximo de oxigênio menor, quando comparados com escolares normais, estando esta diminuição relacionada com seu o peso corporal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8372
10.5902/231654648372
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8372
identifier_str_mv 10.5902/231654648372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8372/5064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.
Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.
Kinesis; Kinesis, n. 12, Jul./Dez. 1993.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083218628608