FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Eduardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8544
Resumo: Para além das preocupações no âmbito da técnica Individual e, conseqüentemente, no seu comportamento nas ações táticas, verifica­mos que durante a década de 70 os responsáveis técnicos começaram a dedicar especial atenção a outros fatores igualmente importantes e a considerar para a seleção dos componentes das equipes envolvidas na alta competição. Com efeito, é evidente que o tipo morfológico também é uma vari ável da "performance" na prática desportiva, registrando-se, no mo­mento atual, alguns êxitos com a inclusão de jogadores (particular­mente nos desportos coletivos) de elevada estatura, situação que mo­tivou alterações significativas na organização coletiva, em diferen­tes modalidades. Entretanto, segundo Le VEAU (1974), "existem poucos estudos pu­blicados visando determinar o tipo físico ideal para cada modalidade desportiva". Por outro lado, nas obras de especialidade publicadas em diversos países e, mesmo, entre nós, pouca atenção tem sido dada à avaliação funcional e às características morfológicas dos atletas de andebol predominando quase exclusivamente artigos de âmbito tecni^ co. Foi a tomada de consciência desta lacuna - no caso particular do andebol, quer a nível internacional, quer, e sobretudo, anívelnacio nal - que nos motivou para este artigo de pesquisa.
id UFSM-16_75604dd0c0c8675bbbb30bb9b89d1891
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8544
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOLPara além das preocupações no âmbito da técnica Individual e, conseqüentemente, no seu comportamento nas ações táticas, verifica­mos que durante a década de 70 os responsáveis técnicos começaram a dedicar especial atenção a outros fatores igualmente importantes e a considerar para a seleção dos componentes das equipes envolvidas na alta competição. Com efeito, é evidente que o tipo morfológico também é uma vari ável da "performance" na prática desportiva, registrando-se, no mo­mento atual, alguns êxitos com a inclusão de jogadores (particular­mente nos desportos coletivos) de elevada estatura, situação que mo­tivou alterações significativas na organização coletiva, em diferen­tes modalidades. Entretanto, segundo Le VEAU (1974), "existem poucos estudos pu­blicados visando determinar o tipo físico ideal para cada modalidade desportiva". Por outro lado, nas obras de especialidade publicadas em diversos países e, mesmo, entre nós, pouca atenção tem sido dada à avaliação funcional e às características morfológicas dos atletas de andebol predominando quase exclusivamente artigos de âmbito tecni^ co. Foi a tomada de consciência desta lacuna - no caso particular do andebol, quer a nível internacional, quer, e sobretudo, anívelnacio nal - que nos motivou para este artigo de pesquisa. Universidade Federal de Santa Maria2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/854410.5902/231654648544Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 19872316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8544/5186Saraiva, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T18:36:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8544Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-04T18:36:58Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
title FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
spellingShingle FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
Saraiva, Eduardo
title_short FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
title_full FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
title_fullStr FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
title_full_unstemmed FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
title_sort FATORES ANTROPOHÉTRICOS NO ALTO RENDIHENTO EH ANDEBOL
author Saraiva, Eduardo
author_facet Saraiva, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Eduardo
description Para além das preocupações no âmbito da técnica Individual e, conseqüentemente, no seu comportamento nas ações táticas, verifica­mos que durante a década de 70 os responsáveis técnicos começaram a dedicar especial atenção a outros fatores igualmente importantes e a considerar para a seleção dos componentes das equipes envolvidas na alta competição. Com efeito, é evidente que o tipo morfológico também é uma vari ável da "performance" na prática desportiva, registrando-se, no mo­mento atual, alguns êxitos com a inclusão de jogadores (particular­mente nos desportos coletivos) de elevada estatura, situação que mo­tivou alterações significativas na organização coletiva, em diferen­tes modalidades. Entretanto, segundo Le VEAU (1974), "existem poucos estudos pu­blicados visando determinar o tipo físico ideal para cada modalidade desportiva". Por outro lado, nas obras de especialidade publicadas em diversos países e, mesmo, entre nós, pouca atenção tem sido dada à avaliação funcional e às características morfológicas dos atletas de andebol predominando quase exclusivamente artigos de âmbito tecni^ co. Foi a tomada de consciência desta lacuna - no caso particular do andebol, quer a nível internacional, quer, e sobretudo, anívelnacio nal - que nos motivou para este artigo de pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8544
10.5902/231654648544
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8544
identifier_str_mv 10.5902/231654648544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8544/5186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987
Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987
Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083288883200