Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301 |
Resumo: | Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealista. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intimamente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de sociedade, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descartar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compreendem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo. |
id |
UFSM-16_786558dfa4180a9ce3a0225744c8efc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8301 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealista. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intimamente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de sociedade, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descartar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compreendem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/830110.5902/231654648301Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301/5004Rezer, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-21T18:55:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8301Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-21T18:55:25Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
title |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
spellingShingle |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? Rezer, Ricardo |
title_short |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
title_full |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
title_fullStr |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
title_full_unstemmed |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
title_sort |
Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ? |
author |
Rezer, Ricardo |
author_facet |
Rezer, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezer, Ricardo |
description |
Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealista. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intimamente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de sociedade, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descartar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compreendem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301 10.5902/231654648301 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301 |
identifier_str_mv |
10.5902/231654648301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301/5004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994. Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994. Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994. 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944082230870016 |