Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezer, Ricardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301
Resumo: Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealis­ta. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intima­mente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de socieda­de, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descar­tar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compre­endem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo.
id UFSM-16_786558dfa4180a9ce3a0225744c8efc5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8301
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealis­ta. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intima­mente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de socieda­de, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descar­tar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compre­endem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/830110.5902/231654648301Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301/5004Rezer, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-21T18:55:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8301Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-21T18:55:25Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
title Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
spellingShingle Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
Rezer, Ricardo
title_short Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
title_full Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
title_fullStr Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
title_full_unstemmed Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
title_sort Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
author Rezer, Ricardo
author_facet Rezer, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezer, Ricardo
description Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealis­ta. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intima­mente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de socieda­de, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática educativa. O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descar­tar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual quadro social. Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compre­endem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301
10.5902/231654648301
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301
identifier_str_mv 10.5902/231654648301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8301/5004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.
Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.
Kinesis; Kinesis, n. 14, Jul./Dez. 1994.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082230870016