ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22272 |
Resumo: | O objetivo foi analisar as experiências vivenciadas por sete alunos egressos da Universidade Federal de Santa Catarina que atuaram como bolsistas (extensão, monitoria, iniciação científica) do Programa de Atividade Motora Adaptada, considerando os ciclos de desenvolvimento da carreira docente. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado. Os participantes se classificaram nos seguintes ciclos de desenvolvimento profissional: entrada na carreira, consolidação das competências profissionais na carreira e afirmação e diversificação na carreira. Na atuação profissional, constatou-se permanecia, abandono temporário e desistência na área de Educação Física Adaptada. Observou-se que o AMA influenciou a atuação docente dos participantes. |
id |
UFSM-16_b93d747ca4427c7cd9d75a534cbebb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22272 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAEducação continuada. Professor. Educação Física.O objetivo foi analisar as experiências vivenciadas por sete alunos egressos da Universidade Federal de Santa Catarina que atuaram como bolsistas (extensão, monitoria, iniciação científica) do Programa de Atividade Motora Adaptada, considerando os ciclos de desenvolvimento da carreira docente. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado. Os participantes se classificaram nos seguintes ciclos de desenvolvimento profissional: entrada na carreira, consolidação das competências profissionais na carreira e afirmação e diversificação na carreira. Na atuação profissional, constatou-se permanecia, abandono temporário e desistência na área de Educação Física Adaptada. Observou-se que o AMA influenciou a atuação docente dos participantes.Universidade Federal de Santa Maria2016-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/2227210.5902/2316546422272Kinesis; Vol. 34 No. 1 (2016)Kinesis; Vol. 34 Núm. 1 (2016)Kinesis; v. 34 n. 1 (2016)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22272/13264Copyright (c) 2016 Kinesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBataglion, Giandra AnceskiDittrich Schmitt, BeatrizZuchetto, Angela TeresinhaNasser, John Peter2016-08-23T18:49:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22272Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2016-08-23T18:49:14Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Bataglion, Giandra Anceski Educação continuada. Professor. Educação Física. |
title_short |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_sort |
ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
author |
Bataglion, Giandra Anceski |
author_facet |
Bataglion, Giandra Anceski Dittrich Schmitt, Beatriz Zuchetto, Angela Teresinha Nasser, John Peter |
author_role |
author |
author2 |
Dittrich Schmitt, Beatriz Zuchetto, Angela Teresinha Nasser, John Peter |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bataglion, Giandra Anceski Dittrich Schmitt, Beatriz Zuchetto, Angela Teresinha Nasser, John Peter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada. Professor. Educação Física. |
topic |
Educação continuada. Professor. Educação Física. |
description |
O objetivo foi analisar as experiências vivenciadas por sete alunos egressos da Universidade Federal de Santa Catarina que atuaram como bolsistas (extensão, monitoria, iniciação científica) do Programa de Atividade Motora Adaptada, considerando os ciclos de desenvolvimento da carreira docente. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado. Os participantes se classificaram nos seguintes ciclos de desenvolvimento profissional: entrada na carreira, consolidação das competências profissionais na carreira e afirmação e diversificação na carreira. Na atuação profissional, constatou-se permanecia, abandono temporário e desistência na área de Educação Física Adaptada. Observou-se que o AMA influenciou a atuação docente dos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22272 10.5902/2316546422272 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22272 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546422272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/22272/13264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Kinesis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Kinesis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Vol. 34 No. 1 (2016) Kinesis; Vol. 34 Núm. 1 (2016) Kinesis; v. 34 n. 1 (2016) 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944084014497792 |