ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luis Augusto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8150
Resumo: Assimetrias laterais em habilidades motoras relacionadas ao futebol foram estudadas em adolescentes de ambos os sexos, entre 12 e 16 anos de idade. As tarefas empregadas consistiram em (a) conduzir uma bola de futebol entre dardos separados por 1,5 m de distância o mais rapidamente possível, (b) chutar a bola para atingir um alvo fixo à seis metros de distância, e (c) chutar a bola com máxima potência a fim de que ela atingisse a maior distância possível em seu vôo. Os resultados da análise descritiva e inferencial mostraram superioridade global no desempenho com a perna dominante sobre o desempenho com a perna não-dominante e do grupo masculino sobre o grupo feminino, exceto para as idades de 12-13 anos na tarefa de chute de potência. Valores de correlação significativos entre desempenhos com as pernas dominante e não-dominante sugerem que a melhoria de desempenho com a perna dominante é compartilhada em certa medida com a perna não-dominante. Uma vez que a distribuição dos índices de assimetria foi diferente para cada tarefa motora, e que esses índices não estiveram correlacionados, foi evidenciado que as assimetrias laterais observadas são específicas à tarefa. De forma geral, esses achados sugerem o caráter dinâmico e não-determinístico do desenvolvimento da lateralidade humana em tarefas motoras complexas.
id UFSM-16_bbef83249b2340678a62bcb6a7591f51
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8150
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOLAssimetrias laterais em habilidades motoras relacionadas ao futebol foram estudadas em adolescentes de ambos os sexos, entre 12 e 16 anos de idade. As tarefas empregadas consistiram em (a) conduzir uma bola de futebol entre dardos separados por 1,5 m de distância o mais rapidamente possível, (b) chutar a bola para atingir um alvo fixo à seis metros de distância, e (c) chutar a bola com máxima potência a fim de que ela atingisse a maior distância possível em seu vôo. Os resultados da análise descritiva e inferencial mostraram superioridade global no desempenho com a perna dominante sobre o desempenho com a perna não-dominante e do grupo masculino sobre o grupo feminino, exceto para as idades de 12-13 anos na tarefa de chute de potência. Valores de correlação significativos entre desempenhos com as pernas dominante e não-dominante sugerem que a melhoria de desempenho com a perna dominante é compartilhada em certa medida com a perna não-dominante. Uma vez que a distribuição dos índices de assimetria foi diferente para cada tarefa motora, e que esses índices não estiveram correlacionados, foi evidenciado que as assimetrias laterais observadas são específicas à tarefa. De forma geral, esses achados sugerem o caráter dinâmico e não-determinístico do desenvolvimento da lateralidade humana em tarefas motoras complexas.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/815010.5902/231654648150Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8150/4883Teixeira, Luis Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-12T13:41:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8150Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-12T13:41:15Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
title ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
spellingShingle ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
Teixeira, Luis Augusto
title_short ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
title_full ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
title_fullStr ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
title_full_unstemmed ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
title_sort ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
author Teixeira, Luis Augusto
author_facet Teixeira, Luis Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luis Augusto
description Assimetrias laterais em habilidades motoras relacionadas ao futebol foram estudadas em adolescentes de ambos os sexos, entre 12 e 16 anos de idade. As tarefas empregadas consistiram em (a) conduzir uma bola de futebol entre dardos separados por 1,5 m de distância o mais rapidamente possível, (b) chutar a bola para atingir um alvo fixo à seis metros de distância, e (c) chutar a bola com máxima potência a fim de que ela atingisse a maior distância possível em seu vôo. Os resultados da análise descritiva e inferencial mostraram superioridade global no desempenho com a perna dominante sobre o desempenho com a perna não-dominante e do grupo masculino sobre o grupo feminino, exceto para as idades de 12-13 anos na tarefa de chute de potência. Valores de correlação significativos entre desempenhos com as pernas dominante e não-dominante sugerem que a melhoria de desempenho com a perna dominante é compartilhada em certa medida com a perna não-dominante. Uma vez que a distribuição dos índices de assimetria foi diferente para cada tarefa motora, e que esses índices não estiveram correlacionados, foi evidenciado que as assimetrias laterais observadas são específicas à tarefa. De forma geral, esses achados sugerem o caráter dinâmico e não-determinístico do desenvolvimento da lateralidade humana em tarefas motoras complexas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8150
10.5902/231654648150
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8150
identifier_str_mv 10.5902/231654648150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8150/4883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082857918464