0 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRITICA DO ESPORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hildebrandt, Reiner
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8537
Resumo: Falar sobre o esporte como fenômeno social e fazer uma análise social critica do esporte parece, num primeiro momento, um tema mais adequado para um sociólogo. Eu, porém, sou um pedagogo do esporte. Por outro lado, é perfeitamente possível uma abordagem deste tema porque o esporte é ensinado nas instituições educativas (através das aulas de Educação Física). 0 conceito de esporte como assunto principal do ensino, frequen­temente qualificado como conteúdo das aulas de Educação Física, de­termina precisamente, de forma indiscutível, o transcorrer dessas aulas. É, justamente, a utilização do esporte nas aulas de Educação Fisica (sem qualquer exercício de reflexão) que eu gostaria de ques­tionar agora. E fazê-lo dentro de uma visão pedagógica do esporte. Dentro de uma determinada concepção de esporte, seja na confec­ção de planos ou na própria realização de atos de movimento em pro­cessos de ensino-aprendizagem, quando não se quer seguir cegamente uma ideologia, temos que primeiramente descobrir e analisar as deci­sões prévias inerentes a este conceito. Este exercício determina a realidade do movimento, e quais as conseqüências que isso poderá acarretar,jara as experiências motoras e sociais dos participantes.
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