0 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRITICA DO ESPORTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8537 |
Resumo: | Falar sobre o esporte como fenômeno social e fazer uma análise social critica do esporte parece, num primeiro momento, um tema mais adequado para um sociólogo. Eu, porém, sou um pedagogo do esporte. Por outro lado, é perfeitamente possível uma abordagem deste tema porque o esporte é ensinado nas instituições educativas (através das aulas de Educação Física). 0 conceito de esporte como assunto principal do ensino, frequentemente qualificado como conteúdo das aulas de Educação Física, determina precisamente, de forma indiscutível, o transcorrer dessas aulas. É, justamente, a utilização do esporte nas aulas de Educação Fisica (sem qualquer exercício de reflexão) que eu gostaria de questionar agora. E fazê-lo dentro de uma visão pedagógica do esporte. Dentro de uma determinada concepção de esporte, seja na confecção de planos ou na própria realização de atos de movimento em processos de ensino-aprendizagem, quando não se quer seguir cegamente uma ideologia, temos que primeiramente descobrir e analisar as decisões prévias inerentes a este conceito. Este exercício determina a realidade do movimento, e quais as conseqüências que isso poderá acarretar,jara as experiências motoras e sociais dos participantes. |
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0 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRITICA DO ESPORTEFalar sobre o esporte como fenômeno social e fazer uma análise social critica do esporte parece, num primeiro momento, um tema mais adequado para um sociólogo. Eu, porém, sou um pedagogo do esporte. Por outro lado, é perfeitamente possível uma abordagem deste tema porque o esporte é ensinado nas instituições educativas (através das aulas de Educação Física). 0 conceito de esporte como assunto principal do ensino, frequentemente qualificado como conteúdo das aulas de Educação Física, determina precisamente, de forma indiscutível, o transcorrer dessas aulas. É, justamente, a utilização do esporte nas aulas de Educação Fisica (sem qualquer exercício de reflexão) que eu gostaria de questionar agora. E fazê-lo dentro de uma visão pedagógica do esporte. Dentro de uma determinada concepção de esporte, seja na confecção de planos ou na própria realização de atos de movimento em processos de ensino-aprendizagem, quando não se quer seguir cegamente uma ideologia, temos que primeiramente descobrir e analisar as decisões prévias inerentes a este conceito. Este exercício determina a realidade do movimento, e quais as conseqüências que isso poderá acarretar,jara as experiências motoras e sociais dos participantes.Universidade Federal de Santa Maria2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/853710.5902/231654648537Kinesis; Kinesis, v. 4, n. 1, jan./jun. 1988Kinesis; Kinesis, v. 4, n. 1, jan./jun. 1988Kinesis; Kinesis, v. 4, n. 1, jan./jun. 19882316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8537/5179Hildebrandt, Reinerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T17:29:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8537Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-04T17:29:27Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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