SEM TEMPO PARA BRINCAR: AS CRIANÇAS, OS ADULTOS E A TIRANIA DOS RELÓGIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Roselaine
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cunha, António Camilo, Costa, Andrize Ramires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18230
Resumo: Qual é o tempo destinado às brincadeiras das crianças na escola? Faz sentido ter “horacerta” para brincar? De um lado temos o tempo cronometrado, medido, regulado pelaopressão dos relógios dos adultos,concebido pela objetividade dos números, doscalendários, horários e rotinas, representante do mundo pensado (racionalizado). Deoutro, o tempo sentido e percebido pelas crianças, a subjetividade, a experiência e oacontecimento, representantes do mundo vivido (fenomenológico). Adiscussãodemarcaas consequências devastadoras no brincar das crianças quefrequentam escolas que aspiram ser produtivas através do culto à velocidade,desrespeitando as singularidades da corporeidade e da dimensão lúdica.
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