ESTUDO PARA O ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE ÁREA PARA CENTRAIS DE TRIAGEM DE RESÍDUOS URBANOS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/8256 |
Resumo: | Os resíduos sólidos urbanos (RSU), em cerca de 42% dos municípios brasileiros, são destinados diretamente para lixões (ABELPRE, 2010). Este índice revela uma precária situação e exige uma decisão urgente, especialmente por parte dos gestores municipais. O gerenciamento integrado dos resíduos, a partir da associação entre municípios, especialmente, os de pequeno porte, reduziria os custos da coleta seletiva e da implantação de aterro. As centrais de triagem e/ou classificação são uma alternativa intermediária a um sistema completo de gerenciamento, pois reduz, principalmente, os custos de disposição. Havendo associação entre municípios próximos, os custos se reduzem, pois há racionalização das despesas, fruto do menor volume de rejeitos para transportar e para dispor no aterro, atendendo também aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 - (BRASIL, 2010). |
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ESTUDO PARA O ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE ÁREA PARA CENTRAIS DE TRIAGEM DE RESÍDUOS URBANOSOs resíduos sólidos urbanos (RSU), em cerca de 42% dos municípios brasileiros, são destinados diretamente para lixões (ABELPRE, 2010). Este índice revela uma precária situação e exige uma decisão urgente, especialmente por parte dos gestores municipais. O gerenciamento integrado dos resíduos, a partir da associação entre municípios, especialmente, os de pequeno porte, reduziria os custos da coleta seletiva e da implantação de aterro. As centrais de triagem e/ou classificação são uma alternativa intermediária a um sistema completo de gerenciamento, pois reduz, principalmente, os custos de disposição. Havendo associação entre municípios próximos, os custos se reduzem, pois há racionalização das despesas, fruto do menor volume de rejeitos para transportar e para dispor no aterro, atendendo também aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 - (BRASIL, 2010).Universidade Federal de Santa Maria2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/825610.5902/198136948256Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM; v. 8 (2013): Edição Especial - I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política - UFSM; 150-1611981-36941981-3694reponame:Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/8256/4977Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Juliana PenteadoTocchetto, Marta Regina LopesMeinhardt Júnior, Erny Lauro2023-05-08T17:28:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/revistadireito/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/revistadireito/oairevistadireito@ufsm.br||advrso@gmail.com1981-36941981-3694opendoar:2023-05-08T17:28:05Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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