A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979 |
Resumo: | O presente estudo discute, a partir de uma perspectiva discursiva, a presença da ordem do religioso na constituição do discurso gramatical. oobjetivo central é mostrar os movimentos em que se inscreve essa constituição, tendo como um dos pressupostos teóricos, a heterogeneidade inerente ao sujeito histórico gramatical. Para tanto, reporta-se a um dos lugares de fundação dessa ordem discursiva, o qual dá lugar a um espaço de inscrição que não é da ordem da língua, mas das relações do sujeito com o religioso, fornecendo visibilidade ao princípio da exterioridade como fundante dos fatos de língua. oponto de partida em Port-royal encontra convergência na gramática histórica de Said Ali, na qual são rastreados os espaços de ruptura em relação aos princípios naturalistas que norteavam a pesquisa linguística da época. Em ambas as gramáticas é o atravessamento do discurso religioso o ponto de encontro da equivocidade, lugar pela qual se dá o acesso aos domínios de constituição de saberes que estão implicados nos respectivos objetos de análise. Neles, procede-se à de-sintagmatização do material linguístico, com o intento de reconstituir-se o processo discursivo que faz emergir a presença da ordem do religioso no discurso gramatical. |
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A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICALO presente estudo discute, a partir de uma perspectiva discursiva, a presença da ordem do religioso na constituição do discurso gramatical. oobjetivo central é mostrar os movimentos em que se inscreve essa constituição, tendo como um dos pressupostos teóricos, a heterogeneidade inerente ao sujeito histórico gramatical. Para tanto, reporta-se a um dos lugares de fundação dessa ordem discursiva, o qual dá lugar a um espaço de inscrição que não é da ordem da língua, mas das relações do sujeito com o religioso, fornecendo visibilidade ao princípio da exterioridade como fundante dos fatos de língua. oponto de partida em Port-royal encontra convergência na gramática histórica de Said Ali, na qual são rastreados os espaços de ruptura em relação aos princípios naturalistas que norteavam a pesquisa linguística da época. Em ambas as gramáticas é o atravessamento do discurso religioso o ponto de encontro da equivocidade, lugar pela qual se dá o acesso aos domínios de constituição de saberes que estão implicados nos respectivos objetos de análise. Neles, procede-se à de-sintagmatização do material linguístico, com o intento de reconstituir-se o processo discursivo que faz emergir a presença da ordem do religioso no discurso gramatical.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1197910.5902/2176148511979Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 51–802176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979/7393Rasia, Gesualda de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11979Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:02.147060Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true |
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