A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasia, Gesualda de Lourdes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras (Santa Maria. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979
Resumo: O presente estudo discute, a partir de uma perspectiva discursiva, a presença da ordem do religioso na constituição do discurso gramatical. oobjetivo central é mostrar os movimentos em que se inscreve essa constituição, tendo como um dos pressupostos teóricos, a heterogeneidade inerente ao sujeito histórico gramatical. Para tanto, reporta-se a um dos lugares de fundação dessa ordem discursiva, o qual dá lugar a um espaço de inscrição que não é da ordem da língua, mas das relações do sujeito com o religioso, fornecendo visibilidade ao princípio da exterioridade como fundante dos fatos de língua. oponto de partida em Port-royal encontra convergência na gramática histórica de Said Ali, na qual são rastreados os espaços de ruptura em relação aos princípios naturalistas que norteavam a pesquisa linguística da época. Em ambas as gramáticas é o atravessamento do discurso religioso o ponto de encontro da equivocidade, lugar pela qual se dá o acesso aos domínios de constituição de saberes que estão implicados nos respectivos objetos de análise. Neles, procede-se à de-sintagmatização do material linguístico, com o intento de reconstituir-se o processo discursivo que faz emergir a presença da ordem do religioso no discurso gramatical.
id UFSM-19_163831f406953ab03b85ad70572e3e69
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11979
network_acronym_str UFSM-19
network_name_str Letras (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICALO presente estudo discute, a partir de uma perspectiva discursiva, a presença da ordem do religioso na constituição do discurso gramatical. oobjetivo central é mostrar os movimentos em que se inscreve essa constituição, tendo como um dos pressupostos teóricos, a heterogeneidade inerente ao sujeito histórico gramatical. Para tanto, reporta-se a um dos lugares de fundação dessa ordem discursiva, o qual dá lugar a um espaço de inscrição que não é da ordem da língua, mas das relações do sujeito com o religioso, fornecendo visibilidade ao princípio da exterioridade como fundante dos fatos de língua. oponto de partida em Port-royal encontra convergência na gramática histórica de Said Ali, na qual são rastreados os espaços de ruptura em relação aos princípios naturalistas que norteavam a pesquisa linguística da época. Em ambas as gramáticas é o atravessamento do discurso religioso o ponto de encontro da equivocidade, lugar pela qual se dá o acesso aos domínios de constituição de saberes que estão implicados nos respectivos objetos de análise. Neles, procede-se à de-sintagmatização do material linguístico, com o intento de reconstituir-se o processo discursivo que faz emergir a presença da ordem do religioso no discurso gramatical.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1197910.5902/2176148511979Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 51–802176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979/7393Rasia, Gesualda de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11979Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:02.147060Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true
dc.title.none.fl_str_mv A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
title A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
spellingShingle A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
Rasia, Gesualda de Lourdes
title_short A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
title_full A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
title_fullStr A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
title_full_unstemmed A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
title_sort A ORDEM DO RELIGIOSO NO DISCURSO GRAMATICAL
author Rasia, Gesualda de Lourdes
author_facet Rasia, Gesualda de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasia, Gesualda de Lourdes
description O presente estudo discute, a partir de uma perspectiva discursiva, a presença da ordem do religioso na constituição do discurso gramatical. oobjetivo central é mostrar os movimentos em que se inscreve essa constituição, tendo como um dos pressupostos teóricos, a heterogeneidade inerente ao sujeito histórico gramatical. Para tanto, reporta-se a um dos lugares de fundação dessa ordem discursiva, o qual dá lugar a um espaço de inscrição que não é da ordem da língua, mas das relações do sujeito com o religioso, fornecendo visibilidade ao princípio da exterioridade como fundante dos fatos de língua. oponto de partida em Port-royal encontra convergência na gramática histórica de Said Ali, na qual são rastreados os espaços de ruptura em relação aos princípios naturalistas que norteavam a pesquisa linguística da época. Em ambas as gramáticas é o atravessamento do discurso religioso o ponto de encontro da equivocidade, lugar pela qual se dá o acesso aos domínios de constituição de saberes que estão implicados nos respectivos objetos de análise. Neles, procede-se à de-sintagmatização do material linguístico, com o intento de reconstituir-se o processo discursivo que faz emergir a presença da ordem do religioso no discurso gramatical.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979
10.5902/2176148511979
url https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979
identifier_str_mv 10.5902/2176148511979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11979/7393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 51–80
2176-1485
1519-3985
reponame:Letras (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Letras (Santa Maria. Online)
collection Letras (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com
_version_ 1792205416208269312