A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Ruth Moresco
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras (Santa Maria. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11971
Resumo: Neste  estudo,  a  produção  de  crianças  em  fase  de  aquisição/aprendizagem da  escrita  é  analisada,  especificamente  dados  relacionados  à  grafia  das  vogais  átonas finais do português brasileiro. São feitas referências à fonologia das vogais átonas (Câmara Jr., 1970); ao status morfológico desses segmentos (Harris, 1991); e a dois estudos sobre aquisição das vogais (Alcântara, 2005 e Rangel, 2002). os resultados mostram que as crianças tratam de modo distinto em suas grafias o ‘e’ e o ‘o’, possivelmente por influência da diferença relativa ao estatuto morfológico dessas vogais.
id UFSM-19_bf79c55d4826dda9b4591a8a0b57ace1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11971
network_acronym_str UFSM-19
network_name_str Letras (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIANeste  estudo,  a  produção  de  crianças  em  fase  de  aquisição/aprendizagem da  escrita  é  analisada,  especificamente  dados  relacionados  à  grafia  das  vogais  átonas finais do português brasileiro. São feitas referências à fonologia das vogais átonas (Câmara Jr., 1970); ao status morfológico desses segmentos (Harris, 1991); e a dois estudos sobre aquisição das vogais (Alcântara, 2005 e Rangel, 2002). os resultados mostram que as crianças tratam de modo distinto em suas grafias o ‘e’ e o ‘o’, possivelmente por influência da diferença relativa ao estatuto morfológico dessas vogais.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1197110.5902/2176148511971Letras; n. 36: (Dez. 2008) – Aquisição de Língua Materna: Heterogeneidade da Pesquisa; 151-1682176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11971/7385Miranda, Ana Ruth Morescoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:48:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11971Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:01.768411Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true
dc.title.none.fl_str_mv A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
title A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
spellingShingle A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
Miranda, Ana Ruth Moresco
title_short A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
title_full A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
title_fullStr A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
title_full_unstemmed A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
title_sort A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS: RELAÇÕES COM A FONOLOGIA E A MORFOLOGIA
author Miranda, Ana Ruth Moresco
author_facet Miranda, Ana Ruth Moresco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Ruth Moresco
description Neste  estudo,  a  produção  de  crianças  em  fase  de  aquisição/aprendizagem da  escrita  é  analisada,  especificamente  dados  relacionados  à  grafia  das  vogais  átonas finais do português brasileiro. São feitas referências à fonologia das vogais átonas (Câmara Jr., 1970); ao status morfológico desses segmentos (Harris, 1991); e a dois estudos sobre aquisição das vogais (Alcântara, 2005 e Rangel, 2002). os resultados mostram que as crianças tratam de modo distinto em suas grafias o ‘e’ e o ‘o’, possivelmente por influência da diferença relativa ao estatuto morfológico dessas vogais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11971
10.5902/2176148511971
url https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11971
identifier_str_mv 10.5902/2176148511971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11971/7385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras; n. 36: (Dez. 2008) – Aquisição de Língua Materna: Heterogeneidade da Pesquisa; 151-168
2176-1485
1519-3985
reponame:Letras (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Letras (Santa Maria. Online)
collection Letras (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com
_version_ 1792205416194637824