Sociologia da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471 |
Resumo: | Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturas |
id |
UFSM_01dcdaa38b6bbe2dcc30a7ea1b5d959d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16471 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia da educaçãoSociologiaEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e LiteraturasA disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia da Educação; Delimitar e compreender o papel da Sociologia frente ao estudo dos fatos sociais na visão durkheiminiana; e Identificar o papel da educação como instância social. Na unidade B, Marx: sociedade e educação no mundo industrial tem o objetivo de conhecer a teoria de Karl Marx, identificando e compreendendo seus principais conceitos a respeito da sociedade; Apontar a relação entre as formas de consciência e o mundo do trabalho; Delinear o papel da educação, na concepção marxista, como forma de romper a alienação provocada pelo capitalismo. Na unidade C, Sociedade, educação e desencantamento tem o objetivo de conhecer a teoria crítica de Max Weber, analisando um dos principais pensamentos da Sociologia Clássica e sua compreensão sobre a educação no mundo contemporâneo; Desenvolver o pensamento crítico sobre a sociedade em que vivemos, tendo como base as explicações teóricas de Max Weber; Analisar a educação contemporânea à luz das compreensões de Weber a respeito da racionalização da sociedade moderna e conseqüente burocratização, em que a educação tende a ser regida pela pedagogia do treinamento. Na unidade D, Três teóricos do século XX e a educação tem o objetivo de relacionar os pensamentos de Bourdieu, Gramsci e Mannheim com os autores clássicos: Durkheim, Marx e Weber; Perceber o enfoque dado pelos autores do século XX à Educação. Por fim, na unidade E, Características sociológicas da sociedade brasileira tem o objetivo de conhecer o desenvolvimento histórico-social da Sociologia no Brasil; Destacar a virada do paradigma cultural como forma de reconhecimento das diferenças para a formação das identidades culturais; Compreender as configurações do contexto atual e sua relação com a Sociologia da Educação.Brasil2019-05-08T17:47:30Z2019-05-08T17:47:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfTREVISAN, Tatiana Valéria et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Tatiana Valériareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-09T06:06:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-09T06:06:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia da educação |
title |
Sociologia da educação |
spellingShingle |
Sociologia da educação Trevisan, Tatiana Valéria Sociologia Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
Sociologia da educação |
title_full |
Sociologia da educação |
title_fullStr |
Sociologia da educação |
title_full_unstemmed |
Sociologia da educação |
title_sort |
Sociologia da educação |
author |
Trevisan, Tatiana Valéria |
author_facet |
Trevisan, Tatiana Valéria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Tatiana Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
topic |
Sociologia Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-05-08T17:47:30Z 2019-05-08T17:47:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TREVISAN, Tatiana Valéria et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471 |
identifier_str_mv |
TREVISAN, Tatiana Valéria et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922097199841280 |