Decripitando as reformas do poder judiciário brasileiro motivadas pelo pluralismo transnacional: o império dos standards e indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rospa, Aline Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13985
Resumo: A presente dissertação tem como problema de pesquisa desvelar as reformas realizadas no Poder Judiciário brasileiro que foram fundamentadas em standards e indicadores produzidos pelo Banco Mundial sob o viés do neoliberalismo econômico. Busca-se debater, sob à luz das complexidades contemporâneas, a transformação do papel do Estado, desencadeado pela globalização e pelo surgimento de novos atores privados que concorrem com o poder normativo estatal estabelecendo verdadeiros regimes jurídicos privados. Dessa forma, os standards e indicadores funcionam como ferramentas do pluralismo transnacional para promover as estratégias inspiradoras da reforma no Poder Judiciário brasileiro. Destaca-se que a intenção do estudo não é condenar as reformas realizadas no sistema judicial brasileiro, mas sim chamar a atenção para o fato de que a racionalidade matemática das normas técnicas e de gestão muitas vezes afasta os fenômenos legais para longe da complexidade intrínseca do Direito. Para isso, foram utilizadas tabelas para analisar a influência dos ONNI (objetos normativos não identificados) nas reformas legais e na elaboração do relatório do CNJ “Justiça em números”. O método de abordagem utilizado é o hipotético-dedutivo que se mostra adequado ao tema em razão de ser capaz de apresentar os problemas e lacunas que se podem observar na relação entre a internormatividade, o Estado e os demais atores privados. Como método de procedimento, adota-se o monográfico e como técnica de pesquisa utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que a atuação da sociedade civil seria um mecanismo que, ao debater e contestar as normatividades emergentes do pluralismo transnacional, poderia legitimar o uso dos standards e indicadores na gestão governamental. Por fim, a esperança é que o debate sobre as novas normatividades seja ampliado e a que a sociedade não seja escrava do crescente exército de experts.
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