Psicologia da Educação II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bridi, Cesar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147
Resumo: Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial
id UFSM_29be9aa09aa88c84f1289f3e8bb96e07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16147
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Psicologia da Educação IIEducaçãoEducação - PsicologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação EspecialO livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do conhecimento da Psicologia, no que se refere ao modo de aprender ao longo do seu desenvolvimento. A Psicologia da Aprendizagem apresentada ao longo deste livro está baseada em três grandes autores, exponenciais nas suas áreas e que contribuíram de forma significativa para a reflexão sobre a interação do homem com o meio e a sua forma de assimilar o conhecimento. Cada um deles, em sua época, tendo seu pensamento influenciado pelas organizações sociais e culturais a que pertenceram, foram capazes de inovar a visão sobre o humano e seus aspectos subjetivos, no que se refere à forma de aprender e interagir com o ambiente. O primeiro teórico apresentado, Jean Piaget, suíço, desenvolveu a Epistemologia Genética, concebendo ao longo de sua vida, uma teoria consistente e amplamente divulgada sobre estágios de desenvolvimento e a forma como assimilamos esse conhecimento ao longo do nosso desenvolvimento. O segundo, Lev Semenovitch Vygotsky, desenvolveu a teoria sócio-histórica, em que o aprender é fruto da relação do homem com o meio onde está inserido, estabelecendo através da interação, o seu processo de aprendizagem. O terceiro, Henri Wallon, francês, elaborou suas concepções teóricas baseadas na relação da psicologia geral com aspectos da emoção, demonstrando a forma como esses elementos se interligam e servem de base para o aprendizado. Ao utilizarmos esses três autores como porta de entrada para a aproximação com a Psicologia da Aprendizagem, estamos oportunizando uma visão ampla, com inúmeras possibilidades de concebermos o aprender, o humano e as múltiplas formas de conectarmos esses dois elementos.Brasil2019-04-11T11:51:54Z2019-04-11T11:51:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.978-85-8341-205-2http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBridi, Cesarreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-12T06:05:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-12T06:05:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da Educação II
title Psicologia da Educação II
spellingShingle Psicologia da Educação II
Bridi, Cesar
Educação
Educação - Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_short Psicologia da Educação II
title_full Psicologia da Educação II
title_fullStr Psicologia da Educação II
title_full_unstemmed Psicologia da Educação II
title_sort Psicologia da Educação II
author Bridi, Cesar
author_facet Bridi, Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bridi, Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
topic Educação
Educação - Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-04-11T11:51:54Z
2019-04-11T11:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.
978-85-8341-205-2
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147
identifier_str_mv BRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.
978-85-8341-205-2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922120533803008