Psicologia da Educação II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147 |
Resumo: | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial |
id |
UFSM_29be9aa09aa88c84f1289f3e8bb96e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16147 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia da Educação IIEducaçãoEducação - PsicologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação EspecialO livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do conhecimento da Psicologia, no que se refere ao modo de aprender ao longo do seu desenvolvimento. A Psicologia da Aprendizagem apresentada ao longo deste livro está baseada em três grandes autores, exponenciais nas suas áreas e que contribuíram de forma significativa para a reflexão sobre a interação do homem com o meio e a sua forma de assimilar o conhecimento. Cada um deles, em sua época, tendo seu pensamento influenciado pelas organizações sociais e culturais a que pertenceram, foram capazes de inovar a visão sobre o humano e seus aspectos subjetivos, no que se refere à forma de aprender e interagir com o ambiente. O primeiro teórico apresentado, Jean Piaget, suíço, desenvolveu a Epistemologia Genética, concebendo ao longo de sua vida, uma teoria consistente e amplamente divulgada sobre estágios de desenvolvimento e a forma como assimilamos esse conhecimento ao longo do nosso desenvolvimento. O segundo, Lev Semenovitch Vygotsky, desenvolveu a teoria sócio-histórica, em que o aprender é fruto da relação do homem com o meio onde está inserido, estabelecendo através da interação, o seu processo de aprendizagem. O terceiro, Henri Wallon, francês, elaborou suas concepções teóricas baseadas na relação da psicologia geral com aspectos da emoção, demonstrando a forma como esses elementos se interligam e servem de base para o aprendizado. Ao utilizarmos esses três autores como porta de entrada para a aproximação com a Psicologia da Aprendizagem, estamos oportunizando uma visão ampla, com inúmeras possibilidades de concebermos o aprender, o humano e as múltiplas formas de conectarmos esses dois elementos.Brasil2019-04-11T11:51:54Z2019-04-11T11:51:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.978-85-8341-205-2http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBridi, Cesarreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-12T06:05:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-12T06:05:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia da Educação II |
title |
Psicologia da Educação II |
spellingShingle |
Psicologia da Educação II Bridi, Cesar Educação Educação - Psicologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_short |
Psicologia da Educação II |
title_full |
Psicologia da Educação II |
title_fullStr |
Psicologia da Educação II |
title_full_unstemmed |
Psicologia da Educação II |
title_sort |
Psicologia da Educação II |
author |
Bridi, Cesar |
author_facet |
Bridi, Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bridi, Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Psicologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
topic |
Educação Educação - Psicologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
description |
Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-04-11T11:51:54Z 2019-04-11T11:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. 978-85-8341-205-2 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147 |
identifier_str_mv |
BRIDI, Cesar et al. Psicologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. 978-85-8341-205-2 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922120533803008 |