Psicologia da Educação III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000kgv6 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28290 |
Resumo: | Material Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial. |
id |
UFSM_b2bff775eea0784dda6242c2748ee4db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/28290 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia da Educação IIIPsicologia educacionalAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMMaterial Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial.Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento psicológico, através de teorias que partem de pontos diferentes para a compreensão do comportamento humano e sua forma de abordar e intervir. São teorias atuais, mas que atravessam séculos de história e sedimentações em aportes teóricos que perpassam a filosofia, a história, a medicina e o próprio desenvolvimento da Psicologia como ciência. O Comportamentalismo, que sustenta a teoria Cognitivo–Comportamental na atualidade, e a Psicanálise, que, apesar do seu aporte teórico robusto, sofreu modificações e ampliações ao longo do último século, são exploradas no texto tanto como teorias psicológicas, como contribuições para o campo da Educação. Outros autores contemporâneos, alguns dos quais continuam a produzir e pesquisar em suas áreas, nos indicam formas de compreender o processo de aprendizagem e suas relações com o universo que cerca o aluno e o professor. A concepção das Múltiplas Inteligências de Gardner, a teoria Ecológica de Bronfenbrenner, a teoria Biológica da Cognição de Maturana e a teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, são caminhos a serem trilhados, descobertos e pesquisados na atualidade. A segunda parte desta unidade é composta por ideias e reflexões acerca dos aspectos subjetivos que envolvem o processo de aprendizagem. A subjetividade que permeia o processo de aprender e o tornar-se autônomo do sujeito em seu processo de conhecimento tem a força de fazer avançar ou impedir as ações envolvidas neste ofício. Mais do que conhecer as teorias, é necessário compreender como elas podem ser potencializadas ou impedidas quando se confrontam com o desejo humano. Refletir sobre isso nos possibilita retirar da condição técnica e do método, exclusivamente, a responsabilidade sobre entendimento dos papéis, as condições emocionais e sociais envolvidas no processo, bem como as construções invisíveis que permeiam as relações humanas. Esperamos que esse momento de aprendizagem e esse material sirvam de alavanca para ações futuras e para a continuidade do olhar de pesquisa que sempre nos remete a novas buscas em nossa prática profissional.Brasil2023-03-20T17:27:54Z2023-03-20T17:27:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBRIDI FILHO, Cesar Augusto Nunes. Psicologia da Educação III. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.978-65-88403-16-7http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28290ark:/26339/001300000kgv6porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBRIDI FILHO, César Augusto Nunesreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-04-06T17:42:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-04-06T17:42:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia da Educação III |
title |
Psicologia da Educação III |
spellingShingle |
Psicologia da Educação III BRIDI FILHO, César Augusto Nunes Psicologia educacional Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_short |
Psicologia da Educação III |
title_full |
Psicologia da Educação III |
title_fullStr |
Psicologia da Educação III |
title_full_unstemmed |
Psicologia da Educação III |
title_sort |
Psicologia da Educação III |
author |
BRIDI FILHO, César Augusto Nunes |
author_facet |
BRIDI FILHO, César Augusto Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRIDI FILHO, César Augusto Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
topic |
Psicologia educacional Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
description |
Material Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-03-20T17:27:54Z 2023-03-20T17:27:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRIDI FILHO, Cesar Augusto Nunes. Psicologia da Educação III. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. 978-65-88403-16-7 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28290 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000kgv6 |
identifier_str_mv |
BRIDI FILHO, Cesar Augusto Nunes. Psicologia da Educação III. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. 978-65-88403-16-7 ark:/26339/001300000kgv6 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172356499308544 |