Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamester, Morgana de Melo Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
Resumo: Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.
id UFSM-20_368de6cf894e951260fdde957ff8a3c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6246
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str 3913
spelling 2014-12-172014-12-172014-04-14HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.Esta etnografia resultou de uma pesquisa no ambiente on line, a partir das comunidades do Orkut e dos grupos no Facebook, sobre perfumaria, dentro da perspectiva de formação de percepções e sensibilidades para os processos de consumo, articulados pela interatividade, multimidialidade e acessibilidade aos recursos disponíveis na plataforma. Neste sentido, no contexto de uma antropologia de inspiração fenomenológica, com os sentidos, o consumo e o ciberespaço, busca-se comprender com se configuram as práticas sobre percepção e consumo nas comunidades Perfumistas e Apaixonados por Perfumes, e, nos grupos Apaixonados por Perfumes e Perfumania Brasil, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, pensando ainda nas potencialidades que as redes sociais oferecem, em nível de conhecimento, relações, laços, disputas, identidades, pessoalidades e corporalidades em torno do aprendizado sobre os perfumes.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFSMBRSociologiaPerfumePercepçãoConsumoInternetComunidades do OrkutGrupos do FacebookParfumPerceptionConsommationInternetCommunautés de l´orkutGroupes du facebookCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIADa percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeitão, Debora Krischkehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8Maciel, Maria Eunice de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6Ramos, Jair de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9764394229366486Hamester, Morgana de Melo Machado700200000009400300500300300ac6bd960-496a-4943-a711-c75beed4ed966968dac3-2140-4811-9e4e-9e3a4fff786b817c88b7-68d2-4e14-9cab-ecd86990ec2a9900f2a4-bd8b-4d0e-b0cb-9cf3c33ae229info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdfapplication/pdf8095533http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/1/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdfc2b36401a87deb938f4cea5dfe317217MD51TEXTHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.txtHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.txtExtracted texttext/plain462978http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/2/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.txt5d654a8f56fd7a8810ca708df66face8MD52THUMBNAILHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.jpgHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5706http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/3/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.jpg0538d2f621e56d1d1d4167447ce9ba9dMD531/62462020-09-01 10:36:29.711oai:repositorio.ufsm.br:1/6246Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132020-09-01T13:36:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
spellingShingle Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
Hamester, Morgana de Melo Machado
Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_full Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_fullStr Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_full_unstemmed Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_sort Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
author Hamester, Morgana de Melo Machado
author_facet Hamester, Morgana de Melo Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maciel, Maria Eunice de Souza
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ramos, Jair de Souza
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9764394229366486
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamester, Morgana de Melo Machado
contributor_str_mv Leitão, Debora Krischke
Maciel, Maria Eunice de Souza
Ramos, Jair de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
topic Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.fra.fl_str_mv Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
identifier_str_mv HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700200000009
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
500
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv ac6bd960-496a-4943-a711-c75beed4ed96
6968dac3-2140-4811-9e4e-9e3a4fff786b
817c88b7-68d2-4e14-9cab-ecd86990ec2a
9900f2a4-bd8b-4d0e-b0cb-9cf3c33ae229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/1/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/2/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/3/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2b36401a87deb938f4cea5dfe317217
5d654a8f56fd7a8810ca708df66face8
0538d2f621e56d1d1d4167447ce9ba9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801223701834760192