Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Manancial UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
Resumo: | Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums. |
id |
UFSM-20_368de6cf894e951260fdde957ff8a3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6246 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
repository_id_str |
3913 |
spelling |
2014-12-172014-12-172014-04-14HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.Esta etnografia resultou de uma pesquisa no ambiente on line, a partir das comunidades do Orkut e dos grupos no Facebook, sobre perfumaria, dentro da perspectiva de formação de percepções e sensibilidades para os processos de consumo, articulados pela interatividade, multimidialidade e acessibilidade aos recursos disponíveis na plataforma. Neste sentido, no contexto de uma antropologia de inspiração fenomenológica, com os sentidos, o consumo e o ciberespaço, busca-se comprender com se configuram as práticas sobre percepção e consumo nas comunidades Perfumistas e Apaixonados por Perfumes, e, nos grupos Apaixonados por Perfumes e Perfumania Brasil, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, pensando ainda nas potencialidades que as redes sociais oferecem, em nível de conhecimento, relações, laços, disputas, identidades, pessoalidades e corporalidades em torno do aprendizado sobre os perfumes.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFSMBRSociologiaPerfumePercepçãoConsumoInternetComunidades do OrkutGrupos do FacebookParfumPerceptionConsommationInternetCommunautés de l´orkutGroupes du facebookCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIADa percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeitão, Debora Krischkehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8Maciel, Maria Eunice de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6Ramos, Jair de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9764394229366486Hamester, Morgana de Melo Machado700200000009400300500300300ac6bd960-496a-4943-a711-c75beed4ed966968dac3-2140-4811-9e4e-9e3a4fff786b817c88b7-68d2-4e14-9cab-ecd86990ec2a9900f2a4-bd8b-4d0e-b0cb-9cf3c33ae229info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Manancial UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdfapplication/pdf8095533http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/1/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdfc2b36401a87deb938f4cea5dfe317217MD51TEXTHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.txtHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.txtExtracted texttext/plain462978http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/2/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.txt5d654a8f56fd7a8810ca708df66face8MD52THUMBNAILHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.jpgHAMESTER, MORGANA DE MELO MACHADO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5706http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/3/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.jpg0538d2f621e56d1d1d4167447ce9ba9dMD531/62462020-09-01 10:36:29.711oai:repositorio.ufsm.br:1/6246Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestouvidoria@ufsm.bropendoar:39132020-09-01T13:36:29Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
spellingShingle |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet Hamester, Morgana de Melo Machado Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_full |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_fullStr |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_full_unstemmed |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_sort |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
author |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
author_facet |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leitão, Debora Krischke |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maciel, Maria Eunice de Souza |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ramos, Jair de Souza |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9764394229366486 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
contributor_str_mv |
Leitão, Debora Krischke Maciel, Maria Eunice de Souza Ramos, Jair de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook |
topic |
Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.fra.fl_str_mv |
Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
identifier_str_mv |
HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700200000009 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 500 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ac6bd960-496a-4943-a711-c75beed4ed96 6968dac3-2140-4811-9e4e-9e3a4fff786b 817c88b7-68d2-4e14-9cab-ecd86990ec2a 9900f2a4-bd8b-4d0e-b0cb-9cf3c33ae229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Sociologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Manancial UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
collection |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/1/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/2/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6246/3/HAMESTER%2c%20MORGANA%20DE%20MELO%20MACHADO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2b36401a87deb938f4cea5dfe317217 5d654a8f56fd7a8810ca708df66face8 0538d2f621e56d1d1d4167447ce9ba9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ouvidoria@ufsm.br |
_version_ |
1808854729372991488 |