Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334 |
Resumo: | This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines. |
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Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revistaAdvertisement speech on sustentability: studying persuasive strategies in advertisements in magazinesPublicidadeSustentabilidadePersuasãoEfeitos de sentidoDiscursos sociaisPublicitySustentabilityPersuasionSense effectsSocial speechesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThis study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como um fenômeno estratégico, persuasivo e sobretudo social, capaz de difundir ideias e convicções com vistas a propor valores. Em seguida, apresentam-se perspectivas e fundamentos sobre a sustentabilidade pautada às práticas sociais em relação ao/no ambiente e, ainda, faz-se necessário introduzir uma breve reflexão sobre as lógicas de consumo e seus reflexos na sociedade contemporânea. A metodologia se fundamenta na proposta teórica-metodológica da Semiologia dos Discursos Sociais com o intuito de compreender os efeitos de sentido produzidos por anúncios publicitários veiculados em revistas. Assim, a análise procura entender como os sujeitos se relacionam com a fala constituída, bem como os investimentos temáticos e figurativos pelos quais o enunciador organiza a sua lógica de persuasão para afirmar valores a cerca da sustentabilidade. Para isso, foram buscados os efeitos de enunciação, de interlocução, de realidade e de tematização em anúncios publicitários de revista.Universidade Federal de Santa MariaBRComunicaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPeruzzolo, Adair Caetanohttp://lattes.cnpq.br/4460592682333218Fausto Neto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6946599956105105Petermann, Julianahttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717Verissimo, Fabiane da Silva2013-08-202013-08-202013-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-01-17T13:36:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-17T13:36:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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