Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verissimo, Fabiane da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334
Resumo: This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines.
id UFSM_9fcaee66a734e8aa5fbb1279df3fbe75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6334
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2013-08-202013-08-202013-01-11VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines.O presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como um fenômeno estratégico, persuasivo e sobretudo social, capaz de difundir ideias e convicções com vistas a propor valores. Em seguida, apresentam-se perspectivas e fundamentos sobre a sustentabilidade pautada às práticas sociais em relação ao/no ambiente e, ainda, faz-se necessário introduzir uma breve reflexão sobre as lógicas de consumo e seus reflexos na sociedade contemporânea. A metodologia se fundamenta na proposta teórica-metodológica da Semiologia dos Discursos Sociais com o intuito de compreender os efeitos de sentido produzidos por anúncios publicitários veiculados em revistas. Assim, a análise procura entender como os sujeitos se relacionam com a fala constituída, bem como os investimentos temáticos e figurativos pelos quais o enunciador organiza a sua lógica de persuasão para afirmar valores a cerca da sustentabilidade. Para isso, foram buscados os efeitos de enunciação, de interlocução, de realidade e de tematização em anúncios publicitários de revista.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoPublicidadeSustentabilidadePersuasãoEfeitos de sentidoDiscursos sociaisPublicitySustentabilityPersuasionSense effectsSocial speechesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODiscurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revistaAdvertisement speech on sustentability: studying persuasive strategies in advertisements in magazinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeruzzolo, Adair Caetanohttp://lattes.cnpq.br/4460592682333218Fausto Neto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6946599956105105Petermann, Julianahttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717http://lattes.cnpq.br/0926685343186520Verissimo, Fabiane da Silva6009000000084005003003003003006797f226-96b2-4a83-afbd-3efe3512c5929f5e91f2-e3cd-4168-8892-6c3d81a8c7715bbd4262-0d92-468b-9742-4acbc1d15179d88a81ce-e15e-4faf-81f3-fc5b0be22c07d12ecc6d-c0fc-4d46-81dd-1fccb75f0df9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdfapplication/pdf5626394http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/1/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf612ded56f4d561792a87e42268b5667aMD51TEXTVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.txtVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain382067http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/2/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.txt0513787e147b95f70fa10feda4c1c7b5MD52THUMBNAILVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.jpgVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4726http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/3/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.jpgf7957bccf773f1bca3c6520feaabb5a7MD531/63342022-01-17 10:36:39.233oai:repositorio.ufsm.br:1/6334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-17T13:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Advertisement speech on sustentability: studying persuasive strategies in advertisements in magazines
title Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
spellingShingle Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
Verissimo, Fabiane da Silva
Publicidade
Sustentabilidade
Persuasão
Efeitos de sentido
Discursos sociais
Publicity
Sustentability
Persuasion
Sense effects
Social speeches
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
title_full Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
title_fullStr Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
title_full_unstemmed Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
title_sort Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
author Verissimo, Fabiane da Silva
author_facet Verissimo, Fabiane da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peruzzolo, Adair Caetano
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4460592682333218
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fausto Neto, Antonio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6946599956105105
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Petermann, Juliana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9049669566284488
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0718561583412717
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0926685343186520
dc.contributor.author.fl_str_mv Verissimo, Fabiane da Silva
contributor_str_mv Peruzzolo, Adair Caetano
Fausto Neto, Antonio
Petermann, Juliana
Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Sustentabilidade
Persuasão
Efeitos de sentido
Discursos sociais
topic Publicidade
Sustentabilidade
Persuasão
Efeitos de sentido
Discursos sociais
Publicity
Sustentability
Persuasion
Sense effects
Social speeches
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Publicity
Sustentability
Persuasion
Sense effects
Social speeches
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-20
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334
identifier_str_mv VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 600900000008
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 6797f226-96b2-4a83-afbd-3efe3512c592
9f5e91f2-e3cd-4168-8892-6c3d81a8c771
5bbd4262-0d92-468b-9742-4acbc1d15179
d88a81ce-e15e-4faf-81f3-fc5b0be22c07
d12ecc6d-c0fc-4d46-81dd-1fccb75f0df9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/1/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/2/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/3/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 612ded56f4d561792a87e42268b5667a
0513787e147b95f70fa10feda4c1c7b5
f7957bccf773f1bca3c6520feaabb5a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1801485170788794368