Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334 |
Resumo: | This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines. |
id |
UFSM_9fcaee66a734e8aa5fbb1279df3fbe75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6334 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2013-08-202013-08-202013-01-11VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines.O presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como um fenômeno estratégico, persuasivo e sobretudo social, capaz de difundir ideias e convicções com vistas a propor valores. Em seguida, apresentam-se perspectivas e fundamentos sobre a sustentabilidade pautada às práticas sociais em relação ao/no ambiente e, ainda, faz-se necessário introduzir uma breve reflexão sobre as lógicas de consumo e seus reflexos na sociedade contemporânea. A metodologia se fundamenta na proposta teórica-metodológica da Semiologia dos Discursos Sociais com o intuito de compreender os efeitos de sentido produzidos por anúncios publicitários veiculados em revistas. Assim, a análise procura entender como os sujeitos se relacionam com a fala constituída, bem como os investimentos temáticos e figurativos pelos quais o enunciador organiza a sua lógica de persuasão para afirmar valores a cerca da sustentabilidade. Para isso, foram buscados os efeitos de enunciação, de interlocução, de realidade e de tematização em anúncios publicitários de revista.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoPublicidadeSustentabilidadePersuasãoEfeitos de sentidoDiscursos sociaisPublicitySustentabilityPersuasionSense effectsSocial speechesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODiscurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revistaAdvertisement speech on sustentability: studying persuasive strategies in advertisements in magazinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeruzzolo, Adair Caetanohttp://lattes.cnpq.br/4460592682333218Fausto Neto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6946599956105105Petermann, Julianahttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717http://lattes.cnpq.br/0926685343186520Verissimo, Fabiane da Silva6009000000084005003003003003006797f226-96b2-4a83-afbd-3efe3512c5929f5e91f2-e3cd-4168-8892-6c3d81a8c7715bbd4262-0d92-468b-9742-4acbc1d15179d88a81ce-e15e-4faf-81f3-fc5b0be22c07d12ecc6d-c0fc-4d46-81dd-1fccb75f0df9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdfapplication/pdf5626394http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/1/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf612ded56f4d561792a87e42268b5667aMD51TEXTVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.txtVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain382067http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/2/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.txt0513787e147b95f70fa10feda4c1c7b5MD52THUMBNAILVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.jpgVERISSIMO, FABIANE DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4726http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/3/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.jpgf7957bccf773f1bca3c6520feaabb5a7MD531/63342022-01-17 10:36:39.233oai:repositorio.ufsm.br:1/6334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-17T13:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Advertisement speech on sustentability: studying persuasive strategies in advertisements in magazines |
title |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
spellingShingle |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista Verissimo, Fabiane da Silva Publicidade Sustentabilidade Persuasão Efeitos de sentido Discursos sociais Publicity Sustentability Persuasion Sense effects Social speeches CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
title_full |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
title_fullStr |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
title_full_unstemmed |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
title_sort |
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista |
author |
Verissimo, Fabiane da Silva |
author_facet |
Verissimo, Fabiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peruzzolo, Adair Caetano |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4460592682333218 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fausto Neto, Antonio |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6946599956105105 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Petermann, Juliana |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9049669566284488 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0718561583412717 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0926685343186520 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verissimo, Fabiane da Silva |
contributor_str_mv |
Peruzzolo, Adair Caetano Fausto Neto, Antonio Petermann, Juliana Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Sustentabilidade Persuasão Efeitos de sentido Discursos sociais |
topic |
Publicidade Sustentabilidade Persuasão Efeitos de sentido Discursos sociais Publicity Sustentability Persuasion Sense effects Social speeches CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Publicity Sustentability Persuasion Sense effects Social speeches |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This study search for analysing how persuasive strategies used in publicity propose cultural values in societies in order to assure the notion of sustentability. To do so reflects advertisement is treated as a persuasive, strategical phenomenon able to spread ideas and convictions regarding values. Next, perspectives and basis about sustentability are shown related to social practices in environment and yet to get this it is necessary a brief reflection on the logic of consumption and its effects on contemporary society. SubSeguently the methodology is based on the theoreticmethodological proposal of social speeches in order to understand the sense effects produced by ads in magazines. So, the analysis tries to understand how the subjects are related to the speech, as well as the theme investments in which the advertiser organizes his logic of persuasion to affirm values about sustentability. To get this it will be search: the effects from the advertisement, what it tells us, the reality and the theme in advertisements found in national magazines. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334 |
identifier_str_mv |
VERISSIMO, Fabiane da Silva. ADVERTISEMENT SPEECH ON SUSTENTABILITY: STUDYING PERSUASIVE STRATEGIES IN ADVERTISEMENTS IN MAGAZINES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600900000008 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
6797f226-96b2-4a83-afbd-3efe3512c592 9f5e91f2-e3cd-4168-8892-6c3d81a8c771 5bbd4262-0d92-468b-9742-4acbc1d15179 d88a81ce-e15e-4faf-81f3-fc5b0be22c07 d12ecc6d-c0fc-4d46-81dd-1fccb75f0df9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/1/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/2/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6334/3/VERISSIMO%2c%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
612ded56f4d561792a87e42268b5667a 0513787e147b95f70fa10feda4c1c7b5 f7957bccf773f1bca3c6520feaabb5a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1801485170788794368 |