As mídias sociais como propulsoras da informação e da desinformação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Caroline dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28535
Resumo: A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.
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spelling 2023-04-03T17:55:38Z2023-04-03T17:55:38Z2022-10-21http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28535A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.Social media gained notoriety with the advent of WEB 2.0, in which they move from an information medium to become an environment for exchange, collaboration and content creation, between individuals, organizations and communities. With this technological revolution, several sectors realized the need for change in information and communication channels, using social media also as an official news vehicle. What favored network users to express their ideas, feelings, observe and point out injustices. In this scenario, while individuals are bombarded by official and truthful information, they also receive a flood of false news circulating in cyberspace, which end up causing serious problems of social disorder. Given the above, the study aimed to analyze the (dis)informational behavior of users in social media in view of their democratic participation. Thus, in the pursuit of achieving the objective, a Netnography is carried out as a methodological means, as it allows the insertion of the researcher in the field virtually to accompany the community, through participant observations. For this, the following steps were followed: study planning, selection and entry (entrée) in the field, data collection, analysis and interpretation of data and research results. Among the main findings obtained in the face of the Netnographic dive, when observing the community's online deliberation, it was found that the publications in the Novo Airão Democrático Group that make manifestations about local community matters, such as, for example, problems that suggest poor public administration ( or lack thereof), members are reciprocal and respectful of each other, although this is a good thing, the rate of deliberation is lower. Regarding political communication strategies between users and public authorities, two types of strategies were located — Push — citizens are recipients of information and Pull — as government sensors, clear examples seen in Publications by Frederico Júnior, Mayor of Novo Airão . Regarding the profile of users who published or condone misinformation in the community, they have similarities in relation to their virtual interests, such as: they have an inclination towards political polarization and make many mentions of their religious conduct. When looking at the origin of the sources of disinformation, they are profiles that have around 4,900 friends, bordering the maximum number accepted on Facebook, mention political party polarization and have a high capacity for spreading false news, reaching 244,000 shares in networks. Still in the findings on fake news, the gap in the dissemination of false content circulating in the community was shown in the videos, due to searchers that information checks are more limited in signaling falsifications. Finally, this work highlights the need to create and apply public policies, both to combat misinformation, but also to invest in digital literacy of citizens. In addition to creating an online deliberation environment for decision-making regarding some demands of the municipalities.As mídias sociais ganharam notoriedade com o advento da WEB 2.0, no qual passam de um meio informativo para se tornar um ambiente de troca, colaboração e criação de conteúdo, entre indivíduos, organizações e comunidades. Com essa revolução tecnológica, diversos setores perceberam a necessidade de mutação nos canais de informação e comunicação, usando as mídias sociais também como veiculo oficial de notícias. O que favoreceu aos usuários das redes expressarem suas ideias, sentimentos, observar e apontar injustiças. Neste cenário, enquanto os indivíduos são bombardeados por informações oficiais e verídicas, também recebe uma enxurrada de notícias falsas que circulam no ciberespaço, no qual acabam causando sérios problemas de desordem social. Diante do exposto, o estudo teve em vista analisar o comportamento (des) informacional dos usuários em mídias sociais diante de sua participação democrática. Desse modo, na busca de alcançar o objetivo, como meio metodológico é realizado uma Netnografia, pois possibilita a inserção do pesquisador a campo virtualmente para acompanhar a comunidade, atrviaservações participantes. Para isso, foram seguidas as seguintes etapas: planejamento do estudo, seleção e entrada (entrée) em campo, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e resultados da pesquisa. Entre os principais achados obtidos diante do mergulho Netnográfico, quando observada a deliberação online da comunidade, foi constatado que as publicações no Grupo Novo Airão Democrático que fazem manifestações sobre assuntos da comunidade local, como, por exemplo, problemas que sugere a má administração pública (ou a falta dela), os membros são recíprocos e respeitosos entre eles, embora isso seja algo bom, o índice de deliberação é menor. Em relação às estratégias de comunicação política entre usuários e o poder público, foram localizados dois tipos de estratégias — Push — os cidadãos são destinatário de informação e Pull — como sensores do governo, exemplos claros visto nas Publicações de Frederico Júnior, Prefeito de Novo Airão. Em relação ao perfil dos usuários que publicaram ou compactuaram com as desinformações na comunidade, eles possuem similitudes em relação aos seus interesses virtuais, como: possuem uma inclinação a polarização política e fazem muitas menções a sua conduta religiosa. Já quando observado a origem das fontes de desinformação, são perfis que possuem em torno de 4.900 amigos, beirando a quantidade máxima aceita no Facebook, fazem menção a polarização político-partidária e com uma capacidade elevada de disseminação de noticiais falsas, alcançando 244.000 mil compartilhamentos nas redes. Ainda nos achados sobre fake news, a lacuna da disseminação dos conteúdos falsos que circulam na comunidade se mostrou nos vídeos, devido, buscadores de as checagens de informação estarem mais limitadas na sinalização das falsificações. Por fim, este trabalho evidencia a necessidade criação e aplicação de politicas públicas, tanto para o combate à desinformação, mas também para o investimento na alfabetização digital dos cidadãos. Além da criação de ambiente de deliberação online para tomada de decisões referente algumas demandas dos municipios.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasPrograma de Pós-Graduação em Administração PúblicaUFSMBrasilAdministração PúblicaAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMídias sociaisDemocracia digitalComportamento informacionalNetnografiaFake newsSocial mediaDigital democracyInformational behaviorDisinformationNetnographyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAs mídias sociais como propulsoras da informação e da desinformação do cidadãoSocial media as propellers of citizen information and disinformationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLöbler, Mauri Leodirhttp://lattes.cnpq.br/7320669188854401Lehnhart, Eliete dos ReisCosta, Vívian Floreshttp://lattes.cnpq.br/1636213275822314Porto, Caroline dos Santos600200200009600600600600600d9244443-77bd-4792-9922-767bfd048f097bf754cc-565e-400b-8141-0ec099ae3b3f2f99b87a-73f3-4301-9b7c-977232749f701bbb372e-31b1-45be-b241-74258f940cd8reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALDIS_PPGAP_2022_PORTO_CAROLINE.pdfDIS_PPGAP_2022_PORTO_CAROLINE.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf4716586http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/28535/1/DIS_PPGAP_2022_PORTO_CAROLINE.pdf7f61471531d2fe3b2213ebd45fc12d00MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81956http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/28535/3/license.txt2f0571ecee68693bd5cd3f17c1e075dfMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/28535/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD521/285352023-04-03 15:20:07.589oai:repositorio.ufsm.br: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ório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132023-04-03T18:20:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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