Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Anelise Vieira dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007h73
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5215
Resumo: The target of this research is to help the thinking about contemporary art through a new approach from the Idea of play to gaming. We try to comprehend the overthrow and entertainment concepts in the games developed and in the art and gaming field. This observation doesn‟t lay down just on the games created in this research, but also include a few aspects of art and technology in contemporary art. Between practice and theory the methodology was built, and together they tangled the proposed thought. To elucidade the thought tha we came with in this study we start with the approach of the play concept, that raises on philosophy and is adopted by the visual arts. From philosophycal play to eletronic game, and when it is found on a artistic context, it can be called as art and gamimg. In trying to understand and define what exactly art and gaming are about I show my own artistic games. This master thesis ends with a view of the contemporary art scenery and how the overthrow and entertainment concepts can integrate the contemporary art today.
id UFSM_fea3532e9517909eaadde8c4ff6d05f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/5215
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gamearte: subversão e diversão na arte contemporâneaArt and gaming: overthrow and entertainment in contemporary artArte contemporâneaJogoGameDiversãoSubversãoContemporary artPlayGamingEntertainmentOverthrowCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThe target of this research is to help the thinking about contemporary art through a new approach from the Idea of play to gaming. We try to comprehend the overthrow and entertainment concepts in the games developed and in the art and gaming field. This observation doesn‟t lay down just on the games created in this research, but also include a few aspects of art and technology in contemporary art. Between practice and theory the methodology was built, and together they tangled the proposed thought. To elucidade the thought tha we came with in this study we start with the approach of the play concept, that raises on philosophy and is adopted by the visual arts. From philosophycal play to eletronic game, and when it is found on a artistic context, it can be called as art and gamimg. In trying to understand and define what exactly art and gaming are about I show my own artistic games. This master thesis ends with a view of the contemporary art scenery and how the overthrow and entertainment concepts can integrate the contemporary art today.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo desta pesquisa, em poéticas visuais, é de contribuir para pensar a arte contemporânea atual através de uma nova abordagem que parte da ideia de jogo na arte para chegar ao game. Verificam-se os conceitos de subversão e diversão na minha produção pessoal na área da gamearte. Esta reflexão não se restringe somente sobre minha produção, mas também abrange alguns aspectos da arte e tecnologia na arte contemporânea. A metodologia utilizada na pesquisa desenvolve-se no ir e vir entre a prática artística e a teoria que, unidas, tecem o pensamento proposto. Para elucidar a proposição apresentada neste estudo, inicia-se com a abordagem do conceito de jogo, que se origina na filosofia e é adotado pela arte. Do jogo filosófico segue-se para o jogo eletrônico, chamado de game, e quando inserido em um contexto artístico assume-se como gamearte. Ao tentar compreender e delimitar, quando possível, o que seria esta produção em gamearte, exponho a minha experiência pessoal na produção de jogos artísticos. Para fechar esta dissertação apresentam-se outras produções contemporâneas em gamearte, a fim de evidenciar como a diversão e o entretenimento podem integrar a arte contemporânea recente.Universidade Federal de Santa MariaBRArtesUFSMPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisSantos, Nara Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723509P8Venturelli, Suzetehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780042J5Siqueira, Holgonsi Soares Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770444J2Witt, Anelise Vieira dos Santos2013-10-142013-10-142013-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfWITT, Anelise Vieira dos Santos. ART AND GAMING: OVERTHROW AND ENTERTAINMENT IN CONTEMPORARY ART. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5215ark:/26339/0013000007h73porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-10-13T12:54:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/5215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-10-13T12:54:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
Art and gaming: overthrow and entertainment in contemporary art
title Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
spellingShingle Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
Witt, Anelise Vieira dos Santos
Arte contemporânea
Jogo
Game
Diversão
Subversão
Contemporary art
Play
Gaming
Entertainment
Overthrow
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
title_full Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
title_fullStr Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
title_full_unstemmed Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
title_sort Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
author Witt, Anelise Vieira dos Santos
author_facet Witt, Anelise Vieira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Nara Cristina
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723509P8
Venturelli, Suzete
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780042J5
Siqueira, Holgonsi Soares Gonçalves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770444J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt, Anelise Vieira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Jogo
Game
Diversão
Subversão
Contemporary art
Play
Gaming
Entertainment
Overthrow
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Arte contemporânea
Jogo
Game
Diversão
Subversão
Contemporary art
Play
Gaming
Entertainment
Overthrow
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description The target of this research is to help the thinking about contemporary art through a new approach from the Idea of play to gaming. We try to comprehend the overthrow and entertainment concepts in the games developed and in the art and gaming field. This observation doesn‟t lay down just on the games created in this research, but also include a few aspects of art and technology in contemporary art. Between practice and theory the methodology was built, and together they tangled the proposed thought. To elucidade the thought tha we came with in this study we start with the approach of the play concept, that raises on philosophy and is adopted by the visual arts. From philosophycal play to eletronic game, and when it is found on a artistic context, it can be called as art and gamimg. In trying to understand and define what exactly art and gaming are about I show my own artistic games. This master thesis ends with a view of the contemporary art scenery and how the overthrow and entertainment concepts can integrate the contemporary art today.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-14
2013-10-14
2013-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WITT, Anelise Vieira dos Santos. ART AND GAMING: OVERTHROW AND ENTERTAINMENT IN CONTEMPORARY ART. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5215
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007h73
identifier_str_mv WITT, Anelise Vieira dos Santos. ART AND GAMING: OVERTHROW AND ENTERTAINMENT IN CONTEMPORARY ART. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
ark:/26339/0013000007h73
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Artes
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Artes
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172299055169536