Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colet,Marcelo José
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Weirich Neto,Pedro Henrique, Garbuio,Paulo William, Schimandeiro,Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000400012
Resumo: Na região dos Campos Gerais (PR), a cultura do milho ocupa aproximadamente um terço das áreas sob plantio direto no verão. Visando a manejos diferenciados, faz-se necessário conhecer as variáveis que influenciam no rendimento do milho. Este trabalho teve como objetivo correlacionar variáveis químicas e físicas de solo e antrópicas com a resposta da cultura do milho, considerando-se variabilidade espacial regional. As variáveis antrópicas estudadas foram: pressão de população, índice de pressão populacional, profundidade de semeadura e desvio padrão da profundidade de semeadura. As variáveis de solo estudadas foram: profundidade do horizonte A, areia, silte, argila, matéria orgânica, pH, boro e manganês para a profundidade de 0-20cm, e areia, silte, argila, matéria orgânica, manganês e cobre para a profundidade 20-40cm. Para representar o rendimento da cultura, a variável resposta avaliada foi a massa de grãos da espiga por planta. Para redução do número de variáveis, utilizaram-se os métodos estatísticos de redução de variáveis explicativas "Todas Regressões Possíveis" (Best subsets) e "Passo-a-Passo" (Stepwise). As variáveis de solo reafirmaram-se como importantes para explicar o fenômeno massa de grãos. A variável antrópica profundidade de semeadura mostrou-se explicativa para o fenômeno estudado, demonstrando a influência do processo de semeadura no rendimento do milho.
id UFSM-2_110e6d6aa0a82885a2352ddda592f99a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782007000400012
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paranáplantio diretosemeadoraagricultura de precisãoNa região dos Campos Gerais (PR), a cultura do milho ocupa aproximadamente um terço das áreas sob plantio direto no verão. Visando a manejos diferenciados, faz-se necessário conhecer as variáveis que influenciam no rendimento do milho. Este trabalho teve como objetivo correlacionar variáveis químicas e físicas de solo e antrópicas com a resposta da cultura do milho, considerando-se variabilidade espacial regional. As variáveis antrópicas estudadas foram: pressão de população, índice de pressão populacional, profundidade de semeadura e desvio padrão da profundidade de semeadura. As variáveis de solo estudadas foram: profundidade do horizonte A, areia, silte, argila, matéria orgânica, pH, boro e manganês para a profundidade de 0-20cm, e areia, silte, argila, matéria orgânica, manganês e cobre para a profundidade 20-40cm. Para representar o rendimento da cultura, a variável resposta avaliada foi a massa de grãos da espiga por planta. Para redução do número de variáveis, utilizaram-se os métodos estatísticos de redução de variáveis explicativas "Todas Regressões Possíveis" (Best subsets) e "Passo-a-Passo" (Stepwise). As variáveis de solo reafirmaram-se como importantes para explicar o fenômeno massa de grãos. A variável antrópica profundidade de semeadura mostrou-se explicativa para o fenômeno estudado, demonstrando a influência do processo de semeadura no rendimento do milho.Universidade Federal de Santa Maria2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000400012Ciência Rural v.37 n.4 2007reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782007000400012info:eu-repo/semantics/openAccessColet,Marcelo JoséWeirich Neto,Pedro HenriqueGarbuio,Paulo WilliamSchimandeiro,Adrianapor2007-06-19T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
title Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
spellingShingle Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
Colet,Marcelo José
plantio direto
semeadora
agricultura de precisão
title_short Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
title_full Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
title_fullStr Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
title_full_unstemmed Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
title_sort Processo de semeadura e o rendimento do milho na região dos Campos Gerais do Paraná
author Colet,Marcelo José
author_facet Colet,Marcelo José
Weirich Neto,Pedro Henrique
Garbuio,Paulo William
Schimandeiro,Adriana
author_role author
author2 Weirich Neto,Pedro Henrique
Garbuio,Paulo William
Schimandeiro,Adriana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colet,Marcelo José
Weirich Neto,Pedro Henrique
Garbuio,Paulo William
Schimandeiro,Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv plantio direto
semeadora
agricultura de precisão
topic plantio direto
semeadora
agricultura de precisão
description Na região dos Campos Gerais (PR), a cultura do milho ocupa aproximadamente um terço das áreas sob plantio direto no verão. Visando a manejos diferenciados, faz-se necessário conhecer as variáveis que influenciam no rendimento do milho. Este trabalho teve como objetivo correlacionar variáveis químicas e físicas de solo e antrópicas com a resposta da cultura do milho, considerando-se variabilidade espacial regional. As variáveis antrópicas estudadas foram: pressão de população, índice de pressão populacional, profundidade de semeadura e desvio padrão da profundidade de semeadura. As variáveis de solo estudadas foram: profundidade do horizonte A, areia, silte, argila, matéria orgânica, pH, boro e manganês para a profundidade de 0-20cm, e areia, silte, argila, matéria orgânica, manganês e cobre para a profundidade 20-40cm. Para representar o rendimento da cultura, a variável resposta avaliada foi a massa de grãos da espiga por planta. Para redução do número de variáveis, utilizaram-se os métodos estatísticos de redução de variáveis explicativas "Todas Regressões Possíveis" (Best subsets) e "Passo-a-Passo" (Stepwise). As variáveis de solo reafirmaram-se como importantes para explicar o fenômeno massa de grãos. A variável antrópica profundidade de semeadura mostrou-se explicativa para o fenômeno estudado, demonstrando a influência do processo de semeadura no rendimento do milho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782007000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.37 n.4 2007
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140529203904512