Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosito,Jumaida Maria
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Marchezan,Enio, Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400034
Resumo: O trabalho foi realizado em uma área de 3,0ha de várzea, situada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil), cultivada com Lolium multiflorum Lam. e Trifolium repens L, onde se destacavam, também, alguns componentes nativos. O objetivo deste trabalho foi acompanhar, de forma paralela às ações de manejo, a dinâmica da composição botânica da dieta selecionada por bovinos em pastejo, sob o efeito de tratamentos (diferentes doses de P e K) e da sazonalidade. O delineamento experimental foi o completamente casualizado com duas repetições. O método de pastejo adotado foi o contínuo, com lotação fixa e carga variável. No inverno, primavera e verão de 1999/2000, foi determinada a composição botânica da dieta pelo método de análise microhistológica de fezes, através da diferenciação da epiderme foliar de L. multiflorum Lam., T. repens L., e dos componentes nativos Paspalum urvillei Steud., Setaria geniculata (Lam.) Beauv. e Echinochloa spp. Os resultados foram comparados através de testes de aleatorização. A composição botânica da dieta não foi afetada pelos tratamentos impostos à pastagem (P=0,87), mas houve efeito das épocas de amostragem sobre a seleção (P=0,03). As espécies da flora nativa, embora prejudicadas pelo manejo imposto, foram selecionadas pelos animais em pastejo, configurando-se num importante recurso forrageiro.
id UFSM-2_2c152e1c956fb1a52754b94475e82b63
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782004000400034
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzeadieta animalpastejo seletivomicrohistologiavárzeasLolium multiflorum Lam.Trifolium repens L.O trabalho foi realizado em uma área de 3,0ha de várzea, situada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil), cultivada com Lolium multiflorum Lam. e Trifolium repens L, onde se destacavam, também, alguns componentes nativos. O objetivo deste trabalho foi acompanhar, de forma paralela às ações de manejo, a dinâmica da composição botânica da dieta selecionada por bovinos em pastejo, sob o efeito de tratamentos (diferentes doses de P e K) e da sazonalidade. O delineamento experimental foi o completamente casualizado com duas repetições. O método de pastejo adotado foi o contínuo, com lotação fixa e carga variável. No inverno, primavera e verão de 1999/2000, foi determinada a composição botânica da dieta pelo método de análise microhistológica de fezes, através da diferenciação da epiderme foliar de L. multiflorum Lam., T. repens L., e dos componentes nativos Paspalum urvillei Steud., Setaria geniculata (Lam.) Beauv. e Echinochloa spp. Os resultados foram comparados através de testes de aleatorização. A composição botânica da dieta não foi afetada pelos tratamentos impostos à pastagem (P=0,87), mas houve efeito das épocas de amostragem sobre a seleção (P=0,03). As espécies da flora nativa, embora prejudicadas pelo manejo imposto, foram selecionadas pelos animais em pastejo, configurando-se num importante recurso forrageiro.Universidade Federal de Santa Maria2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400034Ciência Rural v.34 n.4 2004reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782004000400034info:eu-repo/semantics/openAccessRosito,Jumaida MariaMarchezan,EnioQuadros,Fernando Luiz Ferreira depor2004-08-30T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
title Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
spellingShingle Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
Rosito,Jumaida Maria
dieta animal
pastejo seletivo
microhistologia
várzeas
Lolium multiflorum Lam.
Trifolium repens L.
title_short Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
title_full Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
title_fullStr Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
title_full_unstemmed Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
title_sort Seleção de dieta por bovinos em pastagem cultivada em área de várzea
author Rosito,Jumaida Maria
author_facet Rosito,Jumaida Maria
Marchezan,Enio
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
author_role author
author2 Marchezan,Enio
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosito,Jumaida Maria
Marchezan,Enio
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv dieta animal
pastejo seletivo
microhistologia
várzeas
Lolium multiflorum Lam.
Trifolium repens L.
topic dieta animal
pastejo seletivo
microhistologia
várzeas
Lolium multiflorum Lam.
Trifolium repens L.
description O trabalho foi realizado em uma área de 3,0ha de várzea, situada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil), cultivada com Lolium multiflorum Lam. e Trifolium repens L, onde se destacavam, também, alguns componentes nativos. O objetivo deste trabalho foi acompanhar, de forma paralela às ações de manejo, a dinâmica da composição botânica da dieta selecionada por bovinos em pastejo, sob o efeito de tratamentos (diferentes doses de P e K) e da sazonalidade. O delineamento experimental foi o completamente casualizado com duas repetições. O método de pastejo adotado foi o contínuo, com lotação fixa e carga variável. No inverno, primavera e verão de 1999/2000, foi determinada a composição botânica da dieta pelo método de análise microhistológica de fezes, através da diferenciação da epiderme foliar de L. multiflorum Lam., T. repens L., e dos componentes nativos Paspalum urvillei Steud., Setaria geniculata (Lam.) Beauv. e Echinochloa spp. Os resultados foram comparados através de testes de aleatorização. A composição botânica da dieta não foi afetada pelos tratamentos impostos à pastagem (P=0,87), mas houve efeito das épocas de amostragem sobre a seleção (P=0,03). As espécies da flora nativa, embora prejudicadas pelo manejo imposto, foram selecionadas pelos animais em pastejo, configurando-se num importante recurso forrageiro.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400034
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782004000400034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.34 n.4 2004
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525293764608