Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinagawa,Fernanda Branco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Deliza,Rosires, Rosenthal,Amauri, Zarur,Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000027
Resumo: A indústria de alimentos utiliza a análise sensorial como ferramenta essencial no desenvolvimento, otimização, controle de qualidade e análise do potencial mercadológico de novos produtos. A alta pressão hidrostática (APH) é uma tecnologia inovadora que permite manter a qualidade dos alimentos em termos nutricionais e sensoriais, bem como o frescor natural e aumentar a sua vida útil. A APH não afeta ligações covalentes, portanto são mínimos os efeitos nos constituintes químicos responsáveis pela cor, sabor e conteúdo nutricional. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito da APH aplicada à polpa de mamão nos atributos sensoriais do néctar. Para tal, polpa controle (sem tratamento), pasteurizada (92°C 40s-1) e pressurizada (300MPa 5min-1 25°C-1) e quatro marcas comerciais de polpa de mamão congeladas foram utilizadas para preparar os sete respectivos néctares. Estudos iniciais foram realizados para determinação da quantidade de água e açúcar “ideal” a serem adicionadas à polpa para o preparo do néctar, de acordo com a resposta dos consumidores. As sete amostras foram analisadas por 12 provadores selecionados e treinados, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). Os resultados mostraram que os néctares das amostras controle e pressurizada foram similares quanto aos atributos sensoriais, tendo sido caracterizadas pela presença de grumos, sabor característico de mamão, consistência e aroma característico de mamão.
id UFSM-2_343490df53388ad1711e33b52f5fb779
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782013001000027
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamãonéctar de frutastecnologia inovadora de conservação de alimentosanálise descritiva quantitativaA indústria de alimentos utiliza a análise sensorial como ferramenta essencial no desenvolvimento, otimização, controle de qualidade e análise do potencial mercadológico de novos produtos. A alta pressão hidrostática (APH) é uma tecnologia inovadora que permite manter a qualidade dos alimentos em termos nutricionais e sensoriais, bem como o frescor natural e aumentar a sua vida útil. A APH não afeta ligações covalentes, portanto são mínimos os efeitos nos constituintes químicos responsáveis pela cor, sabor e conteúdo nutricional. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito da APH aplicada à polpa de mamão nos atributos sensoriais do néctar. Para tal, polpa controle (sem tratamento), pasteurizada (92°C 40s-1) e pressurizada (300MPa 5min-1 25°C-1) e quatro marcas comerciais de polpa de mamão congeladas foram utilizadas para preparar os sete respectivos néctares. Estudos iniciais foram realizados para determinação da quantidade de água e açúcar “ideal” a serem adicionadas à polpa para o preparo do néctar, de acordo com a resposta dos consumidores. As sete amostras foram analisadas por 12 provadores selecionados e treinados, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). Os resultados mostraram que os néctares das amostras controle e pressurizada foram similares quanto aos atributos sensoriais, tendo sido caracterizadas pela presença de grumos, sabor característico de mamão, consistência e aroma característico de mamão.Universidade Federal de Santa Maria2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000027Ciência Rural v.43 n.10 2013reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782013005000122info:eu-repo/semantics/openAccessShinagawa,Fernanda BrancoDeliza,RosiresRosenthal,AmauriZarur,Maria Alicepor2013-09-13T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
title Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
spellingShingle Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
Shinagawa,Fernanda Branco
néctar de frutas
tecnologia inovadora de conservação de alimentos
análise descritiva quantitativa
title_short Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
title_full Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
title_fullStr Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
title_full_unstemmed Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
title_sort Pressão hidrostática nos atributos sensoriais do néctar de mamão
author Shinagawa,Fernanda Branco
author_facet Shinagawa,Fernanda Branco
Deliza,Rosires
Rosenthal,Amauri
Zarur,Maria Alice
author_role author
author2 Deliza,Rosires
Rosenthal,Amauri
Zarur,Maria Alice
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shinagawa,Fernanda Branco
Deliza,Rosires
Rosenthal,Amauri
Zarur,Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv néctar de frutas
tecnologia inovadora de conservação de alimentos
análise descritiva quantitativa
topic néctar de frutas
tecnologia inovadora de conservação de alimentos
análise descritiva quantitativa
description A indústria de alimentos utiliza a análise sensorial como ferramenta essencial no desenvolvimento, otimização, controle de qualidade e análise do potencial mercadológico de novos produtos. A alta pressão hidrostática (APH) é uma tecnologia inovadora que permite manter a qualidade dos alimentos em termos nutricionais e sensoriais, bem como o frescor natural e aumentar a sua vida útil. A APH não afeta ligações covalentes, portanto são mínimos os efeitos nos constituintes químicos responsáveis pela cor, sabor e conteúdo nutricional. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito da APH aplicada à polpa de mamão nos atributos sensoriais do néctar. Para tal, polpa controle (sem tratamento), pasteurizada (92°C 40s-1) e pressurizada (300MPa 5min-1 25°C-1) e quatro marcas comerciais de polpa de mamão congeladas foram utilizadas para preparar os sete respectivos néctares. Estudos iniciais foram realizados para determinação da quantidade de água e açúcar “ideal” a serem adicionadas à polpa para o preparo do néctar, de acordo com a resposta dos consumidores. As sete amostras foram analisadas por 12 provadores selecionados e treinados, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). Os resultados mostraram que os néctares das amostras controle e pressurizada foram similares quanto aos atributos sensoriais, tendo sido caracterizadas pela presença de grumos, sabor característico de mamão, consistência e aroma característico de mamão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782013005000122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.43 n.10 2013
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140544673546240