Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vignolo,Gerson Kleinick
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Picolotto,Luciano, Gonçalves,Michel Aldrighi, Pereira,Ivan Dos Santos, Antunes,Luis Eduardo Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000300013
Resumo: A propagação da amoreira-preta pode ser feita de forma sexuada ou assexuada, sendo esta última empregada na produção comercial. A utilização de estacas da parte aérea tem como vantagem o aproveitamento de materiais retirados da planta no momento da poda, porém apresenta variabilidade no enraizamento e na brotação. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da presença de folhas no enraizamento de três cultivares de amoreira-preta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x2, sendo o fator cultivar representado por três níveis ('Guarani', 'Tupy' e 'Xavante') e o fator presença de folha, por dois níveis (estaca com e sem folha). As avaliações, realizadas 115 dias após a instalação do experimento, foram: porcentagem de estacas sobreviventes, enraizadas e com calo; comprimento da maior raiz e número de raízes por estaca; comprimento das brotações e número de brotações por estaca; massa seca das brotações e das raízes. As cultivares 'Tupy' e 'Xavante' apresentam maior porcentagem de enraizamento do que 'Guarani', além de sistema radicular de melhor qualidade. A presença de folhas proporciona maior porcentagem de enraizamento de estacas lenhosas de amoreira-preta, sendo indispensáveis para a propagação das cultivares 'Guarani', 'Tupy' e 'Xavante' através desse método.
id UFSM-2_3e6bc1d1aff44d5b28411cdeb8ac6a7e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782014000300013
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-pretaRubus spppropagação e enraizamentoA propagação da amoreira-preta pode ser feita de forma sexuada ou assexuada, sendo esta última empregada na produção comercial. A utilização de estacas da parte aérea tem como vantagem o aproveitamento de materiais retirados da planta no momento da poda, porém apresenta variabilidade no enraizamento e na brotação. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da presença de folhas no enraizamento de três cultivares de amoreira-preta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x2, sendo o fator cultivar representado por três níveis ('Guarani', 'Tupy' e 'Xavante') e o fator presença de folha, por dois níveis (estaca com e sem folha). As avaliações, realizadas 115 dias após a instalação do experimento, foram: porcentagem de estacas sobreviventes, enraizadas e com calo; comprimento da maior raiz e número de raízes por estaca; comprimento das brotações e número de brotações por estaca; massa seca das brotações e das raízes. As cultivares 'Tupy' e 'Xavante' apresentam maior porcentagem de enraizamento do que 'Guarani', além de sistema radicular de melhor qualidade. A presença de folhas proporciona maior porcentagem de enraizamento de estacas lenhosas de amoreira-preta, sendo indispensáveis para a propagação das cultivares 'Guarani', 'Tupy' e 'Xavante' através desse método.Universidade Federal de Santa Maria2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000300013Ciência Rural v.44 n.3 2014reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782014000300013info:eu-repo/semantics/openAccessVignolo,Gerson KleinickPicolotto,LucianoGonçalves,Michel AldrighiPereira,Ivan Dos SantosAntunes,Luis Eduardo Corrêapor2014-03-18T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
title Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
spellingShingle Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
Vignolo,Gerson Kleinick
Rubus spp
propagação e enraizamento
title_short Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
title_full Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
title_fullStr Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
title_full_unstemmed Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
title_sort Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta
author Vignolo,Gerson Kleinick
author_facet Vignolo,Gerson Kleinick
Picolotto,Luciano
Gonçalves,Michel Aldrighi
Pereira,Ivan Dos Santos
Antunes,Luis Eduardo Corrêa
author_role author
author2 Picolotto,Luciano
Gonçalves,Michel Aldrighi
Pereira,Ivan Dos Santos
Antunes,Luis Eduardo Corrêa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vignolo,Gerson Kleinick
Picolotto,Luciano
Gonçalves,Michel Aldrighi
Pereira,Ivan Dos Santos
Antunes,Luis Eduardo Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Rubus spp
propagação e enraizamento
topic Rubus spp
propagação e enraizamento
description A propagação da amoreira-preta pode ser feita de forma sexuada ou assexuada, sendo esta última empregada na produção comercial. A utilização de estacas da parte aérea tem como vantagem o aproveitamento de materiais retirados da planta no momento da poda, porém apresenta variabilidade no enraizamento e na brotação. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da presença de folhas no enraizamento de três cultivares de amoreira-preta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x2, sendo o fator cultivar representado por três níveis ('Guarani', 'Tupy' e 'Xavante') e o fator presença de folha, por dois níveis (estaca com e sem folha). As avaliações, realizadas 115 dias após a instalação do experimento, foram: porcentagem de estacas sobreviventes, enraizadas e com calo; comprimento da maior raiz e número de raízes por estaca; comprimento das brotações e número de brotações por estaca; massa seca das brotações e das raízes. As cultivares 'Tupy' e 'Xavante' apresentam maior porcentagem de enraizamento do que 'Guarani', além de sistema radicular de melhor qualidade. A presença de folhas proporciona maior porcentagem de enraizamento de estacas lenhosas de amoreira-preta, sendo indispensáveis para a propagação das cultivares 'Guarani', 'Tupy' e 'Xavante' através desse método.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782014000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.44 n.3 2014
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140545084588032