Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco,Daniel Fernandez
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Alonço,Airton dos Santos, Petrini,José Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781999000200013
Resumo: Durante a colheita do arroz irrigado ocorrem perdas e danos físicos e fisiológicos às sementes. No final da década de oitenta, surgiram as plataformas recolhedoras, que retiram ou arrancam o grão ao invés de cortar a panícula, porém, pouco se conhece a respeito dos danos físicos e fisiológicos que este sistema de plataforma pode causar às sementes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os danos mecânicos causados às sementes dos cultivares de arroz BR-IRGA 409 e BR-IRGA 410, por três formas de colheita: (a) colheita manual e trilha mecânica; (b) colheita com plataforma de corte; (c) colheita com plataforma recolhedora. Quando a colheita foi mecânica, realizou-se a coleta das amostras diretamente no graneleiro. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com seis repetições. Os resultados demonstraram que as sementes de arroz irrigado dos cultivares estudados não apresentaram diferenças significativas em suas qualidades físicas e fisiológicas, quando colhidas com plataforma de corte e com a plataforma recolhedora. Estes dois métodos de colheita, porém, apresentaram danos significativamente maiores quando comparados à colheita manual e trilha mecânica.
id UFSM-2_4d79ad8f06748d1372dd4ccd79929600
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781999000200013
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )colheita mecânicaplataforma de corteplataforma recolhedoraDurante a colheita do arroz irrigado ocorrem perdas e danos físicos e fisiológicos às sementes. No final da década de oitenta, surgiram as plataformas recolhedoras, que retiram ou arrancam o grão ao invés de cortar a panícula, porém, pouco se conhece a respeito dos danos físicos e fisiológicos que este sistema de plataforma pode causar às sementes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os danos mecânicos causados às sementes dos cultivares de arroz BR-IRGA 409 e BR-IRGA 410, por três formas de colheita: (a) colheita manual e trilha mecânica; (b) colheita com plataforma de corte; (c) colheita com plataforma recolhedora. Quando a colheita foi mecânica, realizou-se a coleta das amostras diretamente no graneleiro. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com seis repetições. Os resultados demonstraram que as sementes de arroz irrigado dos cultivares estudados não apresentaram diferenças significativas em suas qualidades físicas e fisiológicas, quando colhidas com plataforma de corte e com a plataforma recolhedora. Estes dois métodos de colheita, porém, apresentaram danos significativamente maiores quando comparados à colheita manual e trilha mecânica.Universidade Federal de Santa Maria1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781999000200013Ciência Rural v.29 n.2 1999reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781999000200013info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Daniel FernandezAlonço,Airton dos SantosPetrini,José Albertopor2006-12-15T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
title Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
spellingShingle Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
Franco,Daniel Fernandez
colheita mecânica
plataforma de corte
plataforma recolhedora
title_short Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
title_full Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
title_fullStr Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
title_full_unstemmed Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
title_sort Plataformas de colheita e colheita manual com trilha mecânica sobre a qualidade de sementes de arroz ( Oryza sativa, L. )
author Franco,Daniel Fernandez
author_facet Franco,Daniel Fernandez
Alonço,Airton dos Santos
Petrini,José Alberto
author_role author
author2 Alonço,Airton dos Santos
Petrini,José Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco,Daniel Fernandez
Alonço,Airton dos Santos
Petrini,José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv colheita mecânica
plataforma de corte
plataforma recolhedora
topic colheita mecânica
plataforma de corte
plataforma recolhedora
description Durante a colheita do arroz irrigado ocorrem perdas e danos físicos e fisiológicos às sementes. No final da década de oitenta, surgiram as plataformas recolhedoras, que retiram ou arrancam o grão ao invés de cortar a panícula, porém, pouco se conhece a respeito dos danos físicos e fisiológicos que este sistema de plataforma pode causar às sementes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os danos mecânicos causados às sementes dos cultivares de arroz BR-IRGA 409 e BR-IRGA 410, por três formas de colheita: (a) colheita manual e trilha mecânica; (b) colheita com plataforma de corte; (c) colheita com plataforma recolhedora. Quando a colheita foi mecânica, realizou-se a coleta das amostras diretamente no graneleiro. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com seis repetições. Os resultados demonstraram que as sementes de arroz irrigado dos cultivares estudados não apresentaram diferenças significativas em suas qualidades físicas e fisiológicas, quando colhidas com plataforma de corte e com a plataforma recolhedora. Estes dois métodos de colheita, porém, apresentaram danos significativamente maiores quando comparados à colheita manual e trilha mecânica.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781999000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781999000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781999000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.29 n.2 1999
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140520726167552