Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Christiane Duarte Pombo do
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira,Daniela Isabel Brayer, Meireles,Mario Carlos Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200016
Resumo: O tegumento de bovinos pode albergar uma grande diversidade de fungos filamentosos, potencialmente capazes de causar dermatoses, incluindo fungos do grupo dos dermatófitos. O presente estudo teve por objetivos caracterizar a microbiota de fungos filamentosos do tegumento hígido de bovinos de corte, verificar a presença de dermatófitos como parte integrante da microbiota, assim como avaliar a ocorrência de dermatófitos no solo dos estabelecimentos estudados. Durante o período de um ano, 56 bovinos sadios de quatro propriedades da fronteira Oeste do RS foram submetidos a coletas mensais de pelos e raspado cutâneo. No mesmo período, foram obtidas amostras de solo para pesquisa de dermatófitos. As análises dos resultados indicaram uma microbiota de fungos filamentosos classificada em 30 gêneros, dos quais os mais frequentes foram (nesta ordem): Nigrospora, Fusarium, Curvularia, Alternaria, Epicoccum, Paecilomyces e Trichoderma. Nas amostras de pelame, obteve-se o isolamento de Trichophyton mentagrophytes (0,4%), Microsporum gypseum (0,3%) e Trichophyton verrucosum (0,1%). M. gypseum foi o dermatófito mais frequentemente isolado do solo. Os resultados obtidos evidenciaram que a microbiota fúngica do tegumento hígido de bovinos de corte comporta-se de maneira transitória e que bovinos sadios não atuam como portadores assintomáticos de T. verrucosum, sugerindo que esta espécie de dermatófito é não residente no tegumento dos animais.
id UFSM-2_6a138b920dfa94884f72e52f057f1b20
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782011001200016
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de cortebovinosdermatófitosmicrobiotafungos filamentosossoloO tegumento de bovinos pode albergar uma grande diversidade de fungos filamentosos, potencialmente capazes de causar dermatoses, incluindo fungos do grupo dos dermatófitos. O presente estudo teve por objetivos caracterizar a microbiota de fungos filamentosos do tegumento hígido de bovinos de corte, verificar a presença de dermatófitos como parte integrante da microbiota, assim como avaliar a ocorrência de dermatófitos no solo dos estabelecimentos estudados. Durante o período de um ano, 56 bovinos sadios de quatro propriedades da fronteira Oeste do RS foram submetidos a coletas mensais de pelos e raspado cutâneo. No mesmo período, foram obtidas amostras de solo para pesquisa de dermatófitos. As análises dos resultados indicaram uma microbiota de fungos filamentosos classificada em 30 gêneros, dos quais os mais frequentes foram (nesta ordem): Nigrospora, Fusarium, Curvularia, Alternaria, Epicoccum, Paecilomyces e Trichoderma. Nas amostras de pelame, obteve-se o isolamento de Trichophyton mentagrophytes (0,4%), Microsporum gypseum (0,3%) e Trichophyton verrucosum (0,1%). M. gypseum foi o dermatófito mais frequentemente isolado do solo. Os resultados obtidos evidenciaram que a microbiota fúngica do tegumento hígido de bovinos de corte comporta-se de maneira transitória e que bovinos sadios não atuam como portadores assintomáticos de T. verrucosum, sugerindo que esta espécie de dermatófito é não residente no tegumento dos animais.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200016Ciência Rural v.41 n.12 2011reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782011005000144info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral,Christiane Duarte Pombo doPereira,Daniela Isabel BrayerMeireles,Mario Carlos Araujopor2012-01-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
title Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
spellingShingle Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
Amaral,Christiane Duarte Pombo do
bovinos
dermatófitos
microbiota
fungos filamentosos
solo
title_short Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
title_full Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
title_fullStr Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
title_full_unstemmed Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
title_sort Caracterização da microbiota por fungos filamentosos no tegumento hígido de bovinos de corte
author Amaral,Christiane Duarte Pombo do
author_facet Amaral,Christiane Duarte Pombo do
Pereira,Daniela Isabel Brayer
Meireles,Mario Carlos Araujo
author_role author
author2 Pereira,Daniela Isabel Brayer
Meireles,Mario Carlos Araujo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral,Christiane Duarte Pombo do
Pereira,Daniela Isabel Brayer
Meireles,Mario Carlos Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv bovinos
dermatófitos
microbiota
fungos filamentosos
solo
topic bovinos
dermatófitos
microbiota
fungos filamentosos
solo
description O tegumento de bovinos pode albergar uma grande diversidade de fungos filamentosos, potencialmente capazes de causar dermatoses, incluindo fungos do grupo dos dermatófitos. O presente estudo teve por objetivos caracterizar a microbiota de fungos filamentosos do tegumento hígido de bovinos de corte, verificar a presença de dermatófitos como parte integrante da microbiota, assim como avaliar a ocorrência de dermatófitos no solo dos estabelecimentos estudados. Durante o período de um ano, 56 bovinos sadios de quatro propriedades da fronteira Oeste do RS foram submetidos a coletas mensais de pelos e raspado cutâneo. No mesmo período, foram obtidas amostras de solo para pesquisa de dermatófitos. As análises dos resultados indicaram uma microbiota de fungos filamentosos classificada em 30 gêneros, dos quais os mais frequentes foram (nesta ordem): Nigrospora, Fusarium, Curvularia, Alternaria, Epicoccum, Paecilomyces e Trichoderma. Nas amostras de pelame, obteve-se o isolamento de Trichophyton mentagrophytes (0,4%), Microsporum gypseum (0,3%) e Trichophyton verrucosum (0,1%). M. gypseum foi o dermatófito mais frequentemente isolado do solo. Os resultados obtidos evidenciaram que a microbiota fúngica do tegumento hígido de bovinos de corte comporta-se de maneira transitória e que bovinos sadios não atuam como portadores assintomáticos de T. verrucosum, sugerindo que esta espécie de dermatófito é não residente no tegumento dos animais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782011005000144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.41 n.12 2011
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140540169912320