Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lovatto,Paulo Alberto
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Sauvant,Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400017
Resumo: Esse estudo bibliográfico descreve os princípios mais importantes da modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno. Essa forma de modelagem se apóia, sobretudo, em dois princípios matemáticos: a linearidade e a não-linearidade, sendo representada essencialmente pelas leis de ação de massa e de Michaelis-Menten, respectivamente. Os modelos foram classificados em explicativos, temporais e paramétricos. Os explicativos descrevem a forma de integração do conhecimento, podendo ser empíricos ou mecânicos. Os temporais definem a forma de integração do conhecimento em função do tempo, podendo ser estáticos ou dinâmicos. Os paramétricos associam os parâmetros temporais e explicativos, podendo ser deterministas ou estocásticos. Os modelos de crescimento foram integrados em níveis mais subjacentes que os de digestão. Os princípios metabólicos que envolvem o anabolismo e o catabolismo tissulares, bem como as vias de utilização dos nutrientes foram melhor estudados nos tecidos proteicos. A presente revisão mostra que os modelos de digestão e de metabolismo já desenvolvidos são dinâmicos, deterministas e empíricos. Na maioria dos casos, esses modelos representam parcialmente os fenômenos digestivos e metabólicos do suíno. Os novos modelos devem integrar as formas paramétricas estocásticas, o que os aproxima mais d realidade da cinética celular nos seres vivos, considerando os nutrientes desde a ingestão até sua utilização em nível molecular.
id UFSM-2_7e1df774807acc02f3ed1b73ac1ec0c8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782001000400017
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suínosuínocrescimentomodelagemnutriçãoEsse estudo bibliográfico descreve os princípios mais importantes da modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno. Essa forma de modelagem se apóia, sobretudo, em dois princípios matemáticos: a linearidade e a não-linearidade, sendo representada essencialmente pelas leis de ação de massa e de Michaelis-Menten, respectivamente. Os modelos foram classificados em explicativos, temporais e paramétricos. Os explicativos descrevem a forma de integração do conhecimento, podendo ser empíricos ou mecânicos. Os temporais definem a forma de integração do conhecimento em função do tempo, podendo ser estáticos ou dinâmicos. Os paramétricos associam os parâmetros temporais e explicativos, podendo ser deterministas ou estocásticos. Os modelos de crescimento foram integrados em níveis mais subjacentes que os de digestão. Os princípios metabólicos que envolvem o anabolismo e o catabolismo tissulares, bem como as vias de utilização dos nutrientes foram melhor estudados nos tecidos proteicos. A presente revisão mostra que os modelos de digestão e de metabolismo já desenvolvidos são dinâmicos, deterministas e empíricos. Na maioria dos casos, esses modelos representam parcialmente os fenômenos digestivos e metabólicos do suíno. Os novos modelos devem integrar as formas paramétricas estocásticas, o que os aproxima mais d realidade da cinética celular nos seres vivos, considerando os nutrientes desde a ingestão até sua utilização em nível molecular.Universidade Federal de Santa Maria2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400017Ciência Rural v.31 n.4 2001reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782001000400017info:eu-repo/semantics/openAccessLovatto,Paulo AlbertoSauvant,Danielpor2004-01-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
title Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
spellingShingle Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
Lovatto,Paulo Alberto
suíno
crescimento
modelagem
nutrição
title_short Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
title_full Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
title_fullStr Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
title_full_unstemmed Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
title_sort Modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno
author Lovatto,Paulo Alberto
author_facet Lovatto,Paulo Alberto
Sauvant,Daniel
author_role author
author2 Sauvant,Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lovatto,Paulo Alberto
Sauvant,Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv suíno
crescimento
modelagem
nutrição
topic suíno
crescimento
modelagem
nutrição
description Esse estudo bibliográfico descreve os princípios mais importantes da modelagem aplicada aos processos digestivos e metabólicos do suíno. Essa forma de modelagem se apóia, sobretudo, em dois princípios matemáticos: a linearidade e a não-linearidade, sendo representada essencialmente pelas leis de ação de massa e de Michaelis-Menten, respectivamente. Os modelos foram classificados em explicativos, temporais e paramétricos. Os explicativos descrevem a forma de integração do conhecimento, podendo ser empíricos ou mecânicos. Os temporais definem a forma de integração do conhecimento em função do tempo, podendo ser estáticos ou dinâmicos. Os paramétricos associam os parâmetros temporais e explicativos, podendo ser deterministas ou estocásticos. Os modelos de crescimento foram integrados em níveis mais subjacentes que os de digestão. Os princípios metabólicos que envolvem o anabolismo e o catabolismo tissulares, bem como as vias de utilização dos nutrientes foram melhor estudados nos tecidos proteicos. A presente revisão mostra que os modelos de digestão e de metabolismo já desenvolvidos são dinâmicos, deterministas e empíricos. Na maioria dos casos, esses modelos representam parcialmente os fenômenos digestivos e metabólicos do suíno. Os novos modelos devem integrar as formas paramétricas estocásticas, o que os aproxima mais d realidade da cinética celular nos seres vivos, considerando os nutrientes desde a ingestão até sua utilização em nível molecular.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782001000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.31 n.4 2001
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140522433249280