Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenta,Gilber
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silva,Paulo Regis Ferreira da, Bortolini,Clayton Giani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400027
Resumo: O desenvolvimento recente do medidor portátil de clorofila, que faz leituras instantâneas sem necessidade de destruição da folha, surge como nova ferramenta para avaliar o nível de N na planta. As leituras efetuadas por este equipamento indicam valores proporcionais de clorofila na folha e são calculadas com base na quantidade de luz transmitida pela folha em dois comprimentos de ondas com distintas absorbâncias de clorofila. Nas culturas de arroz, trigo, aveia e milho, foram evidenciadas boas correlações entre leitura SPAD e rendimento de grãos. Os níveis críticos de leitura no medidor portátil de clorofila, correspondentes ao nível adequado de N, determinados nas culturas de arroz (diferenciação da panícula), trigo (folha bandeira) e milho (espigamento) são de, respectivamente, 40-42, 41-42 e 58-62. No entanto, por se tratar de uma técnica nova, apresenta limitações, tais como: pouca amplitude entre as leituras, influência sobre as leituras de outros fatores além do N e, especificamente para o milho, apresentação de baixa correlação com rendimento de grãos nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta. Estas limitações estão sendo corrigidas ou minimizadas através da utilização de fatores de correção como o uso de faixa de referência, o peso específico da folha, a área foliar e de massa seca da planta. Apesar das limitações apresentadas, a utilização do parâmetro teor de clorofila da folha apresenta grande potencial como indicador para a recomendação de adubação nitrogenada em cereais, principalmente se associado a indicadores de solo.
id UFSM-2_8097f18a27490fac22df733b8e3dbc74
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782001000400027
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereaisZea maysTriticum aestivumOryza sativaAvena sp.adubação nitrogenadaclorofilômetroO desenvolvimento recente do medidor portátil de clorofila, que faz leituras instantâneas sem necessidade de destruição da folha, surge como nova ferramenta para avaliar o nível de N na planta. As leituras efetuadas por este equipamento indicam valores proporcionais de clorofila na folha e são calculadas com base na quantidade de luz transmitida pela folha em dois comprimentos de ondas com distintas absorbâncias de clorofila. Nas culturas de arroz, trigo, aveia e milho, foram evidenciadas boas correlações entre leitura SPAD e rendimento de grãos. Os níveis críticos de leitura no medidor portátil de clorofila, correspondentes ao nível adequado de N, determinados nas culturas de arroz (diferenciação da panícula), trigo (folha bandeira) e milho (espigamento) são de, respectivamente, 40-42, 41-42 e 58-62. No entanto, por se tratar de uma técnica nova, apresenta limitações, tais como: pouca amplitude entre as leituras, influência sobre as leituras de outros fatores além do N e, especificamente para o milho, apresentação de baixa correlação com rendimento de grãos nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta. Estas limitações estão sendo corrigidas ou minimizadas através da utilização de fatores de correção como o uso de faixa de referência, o peso específico da folha, a área foliar e de massa seca da planta. Apesar das limitações apresentadas, a utilização do parâmetro teor de clorofila da folha apresenta grande potencial como indicador para a recomendação de adubação nitrogenada em cereais, principalmente se associado a indicadores de solo.Universidade Federal de Santa Maria2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400027Ciência Rural v.31 n.4 2001reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782001000400027info:eu-repo/semantics/openAccessArgenta,GilberSilva,Paulo Regis Ferreira daBortolini,Clayton Gianipor2004-01-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
title Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
spellingShingle Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
Argenta,Gilber
Zea mays
Triticum aestivum
Oryza sativa
Avena sp.
adubação nitrogenada
clorofilômetro
title_short Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
title_full Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
title_fullStr Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
title_full_unstemmed Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
title_sort Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais
author Argenta,Gilber
author_facet Argenta,Gilber
Silva,Paulo Regis Ferreira da
Bortolini,Clayton Giani
author_role author
author2 Silva,Paulo Regis Ferreira da
Bortolini,Clayton Giani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argenta,Gilber
Silva,Paulo Regis Ferreira da
Bortolini,Clayton Giani
dc.subject.por.fl_str_mv Zea mays
Triticum aestivum
Oryza sativa
Avena sp.
adubação nitrogenada
clorofilômetro
topic Zea mays
Triticum aestivum
Oryza sativa
Avena sp.
adubação nitrogenada
clorofilômetro
description O desenvolvimento recente do medidor portátil de clorofila, que faz leituras instantâneas sem necessidade de destruição da folha, surge como nova ferramenta para avaliar o nível de N na planta. As leituras efetuadas por este equipamento indicam valores proporcionais de clorofila na folha e são calculadas com base na quantidade de luz transmitida pela folha em dois comprimentos de ondas com distintas absorbâncias de clorofila. Nas culturas de arroz, trigo, aveia e milho, foram evidenciadas boas correlações entre leitura SPAD e rendimento de grãos. Os níveis críticos de leitura no medidor portátil de clorofila, correspondentes ao nível adequado de N, determinados nas culturas de arroz (diferenciação da panícula), trigo (folha bandeira) e milho (espigamento) são de, respectivamente, 40-42, 41-42 e 58-62. No entanto, por se tratar de uma técnica nova, apresenta limitações, tais como: pouca amplitude entre as leituras, influência sobre as leituras de outros fatores além do N e, especificamente para o milho, apresentação de baixa correlação com rendimento de grãos nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta. Estas limitações estão sendo corrigidas ou minimizadas através da utilização de fatores de correção como o uso de faixa de referência, o peso específico da folha, a área foliar e de massa seca da planta. Apesar das limitações apresentadas, a utilização do parâmetro teor de clorofila da folha apresenta grande potencial como indicador para a recomendação de adubação nitrogenada em cereais, principalmente se associado a indicadores de solo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000400027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782001000400027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.31 n.4 2001
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140522453172224