Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência Rural |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025 |
Resumo: | A Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise. |
id |
UFSM-2_b7bda6d27051e32bc6c3d8fff56fc7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-84782010001200025 |
network_acronym_str |
UFSM-2 |
network_name_str |
Ciência rural (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RSfeira livrecaracterização socioeconômicarentabilidade feiranteconsumo feira livreA Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise.Universidade Federal de Santa Maria2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025Ciência Rural v.40 n.12 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010005000196info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Hélio CarlosCosta,CarlosCastoldi,Florindo LuizCecchetti,DiletaCalvete,Eunice de OliveiraLodi,Betânia dos Santospor2011-01-03T00:00:00ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
title |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
spellingShingle |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS Rocha,Hélio Carlos feira livre caracterização socioeconômica rentabilidade feirante consumo feira livre |
title_short |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
title_full |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
title_fullStr |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
title_full_unstemmed |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
title_sort |
Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS |
author |
Rocha,Hélio Carlos |
author_facet |
Rocha,Hélio Carlos Costa,Carlos Castoldi,Florindo Luiz Cecchetti,Dileta Calvete,Eunice de Oliveira Lodi,Betânia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Carlos Castoldi,Florindo Luiz Cecchetti,Dileta Calvete,Eunice de Oliveira Lodi,Betânia dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Hélio Carlos Costa,Carlos Castoldi,Florindo Luiz Cecchetti,Dileta Calvete,Eunice de Oliveira Lodi,Betânia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
feira livre caracterização socioeconômica rentabilidade feirante consumo feira livre |
topic |
feira livre caracterização socioeconômica rentabilidade feirante consumo feira livre |
description |
A Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-84782010005000196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência Rural v.40 n.12 2010 reponame:Ciência Rural instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Ciência Rural |
collection |
Ciência Rural |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1749140537849413632 |