Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Hélio Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa,Carlos, Castoldi,Florindo Luiz, Cecchetti,Dileta, Calvete,Eunice de Oliveira, Lodi,Betânia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025
Resumo: A Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise.
id UFSM-2_b7bda6d27051e32bc6c3d8fff56fc7d1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782010001200025
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RSfeira livrecaracterização socioeconômicarentabilidade feiranteconsumo feira livreA Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise.Universidade Federal de Santa Maria2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025Ciência Rural v.40 n.12 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010005000196info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Hélio CarlosCosta,CarlosCastoldi,Florindo LuizCecchetti,DiletaCalvete,Eunice de OliveiraLodi,Betânia dos Santospor2011-01-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
title Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
spellingShingle Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
Rocha,Hélio Carlos
feira livre
caracterização socioeconômica
rentabilidade feirante
consumo feira livre
title_short Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
title_full Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
title_fullStr Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
title_full_unstemmed Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
title_sort Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS
author Rocha,Hélio Carlos
author_facet Rocha,Hélio Carlos
Costa,Carlos
Castoldi,Florindo Luiz
Cecchetti,Dileta
Calvete,Eunice de Oliveira
Lodi,Betânia dos Santos
author_role author
author2 Costa,Carlos
Castoldi,Florindo Luiz
Cecchetti,Dileta
Calvete,Eunice de Oliveira
Lodi,Betânia dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Hélio Carlos
Costa,Carlos
Castoldi,Florindo Luiz
Cecchetti,Dileta
Calvete,Eunice de Oliveira
Lodi,Betânia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv feira livre
caracterização socioeconômica
rentabilidade feirante
consumo feira livre
topic feira livre
caracterização socioeconômica
rentabilidade feirante
consumo feira livre
description A Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam idade média entre 40 e 55 anos. Um terço dos feirantes possuem núcleo familiar composto por até três pessoas. O nível de escolaridade mais comum neste grupo é o fundamental. Aproximadamente 80% dos entrevistados relataram ganho mensal de até R$1.000,00. Os consumidores são, em sua maioria, indivíduos das classes B2, C e D, dos quais 60% declararam renda mensal entre R$500,00 e R$2.000,00. O valor médio de consumo foi de R$25,94 feira-1. Os homens gastaram, em média, R$26,34 e as mulheres R$25,48 feira-1. As hortaliças e as frutas constituem mais da metade (59%) dos itens comprados na Feira em análise.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782010005000196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.40 n.12 2010
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140537849413632