Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canci,Paulo Cesar
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Carvalho,Fernando Irajá Felix de, Barbosa Neto,José Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200001
Resumo: Distintos caracteres foram utilizados para avaliar a sensibilidade de genótipos de trigo de diferentes estaturas ao ácido giberélico em laboratório e em casa de vegetação, visando a identificação de genótipos portadores de genes redutores da estatura de planta. Foram avaliadas a altura de planta, altura da inserção da lâmina da primeira e segunda folha, comprimento da lâmina da primeira e segunda folha e a diferença entre a altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha. As determinações foram realizadas aos 20 e 28 dias após a germinação em laboratório e em casa de vegetação, nos genótipos submetidos às doses de 0 e 100ppm de ácido giberélico. A diferença entre os tratamentos com e sem ácido giberélico, para todos os caracteres, foi utilizada para a análise a fim de garantir a inexistência da interação genótipo x ambiente. Foram obtidas correlações expressivas para altura da inserção da lâmina da segunda folha e diferença da altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha em casa de vegetação e entre estatura de planta e comprimento da segunda folha em laboratório. Os valores obtidos em casa de vegetação foram superiores aos de laboratório para a maioria dos caracteres avaliados, tendo o caráter estatura de planta proporcionado a separação mais efetiva dos genótipos de acordo com a estatura e sensibilidade ao ácido giberélico nos dois ambientes.
id UFSM-2_bffe2fd291ef05ebb8f45b276df41d92
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781997000200001
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélicoTriticum aestivumestatura de plantaseleçãoDistintos caracteres foram utilizados para avaliar a sensibilidade de genótipos de trigo de diferentes estaturas ao ácido giberélico em laboratório e em casa de vegetação, visando a identificação de genótipos portadores de genes redutores da estatura de planta. Foram avaliadas a altura de planta, altura da inserção da lâmina da primeira e segunda folha, comprimento da lâmina da primeira e segunda folha e a diferença entre a altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha. As determinações foram realizadas aos 20 e 28 dias após a germinação em laboratório e em casa de vegetação, nos genótipos submetidos às doses de 0 e 100ppm de ácido giberélico. A diferença entre os tratamentos com e sem ácido giberélico, para todos os caracteres, foi utilizada para a análise a fim de garantir a inexistência da interação genótipo x ambiente. Foram obtidas correlações expressivas para altura da inserção da lâmina da segunda folha e diferença da altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha em casa de vegetação e entre estatura de planta e comprimento da segunda folha em laboratório. Os valores obtidos em casa de vegetação foram superiores aos de laboratório para a maioria dos caracteres avaliados, tendo o caráter estatura de planta proporcionado a separação mais efetiva dos genótipos de acordo com a estatura e sensibilidade ao ácido giberélico nos dois ambientes.Universidade Federal de Santa Maria1997-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200001Ciência Rural v.27 n.2 1997reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781997000200001info:eu-repo/semantics/openAccessCanci,Paulo CesarCarvalho,Fernando Irajá Felix deBarbosa Neto,José Fernandespor2008-05-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
title Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
spellingShingle Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
Canci,Paulo Cesar
Triticum aestivum
estatura de planta
seleção
title_short Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
title_full Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
title_fullStr Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
title_full_unstemmed Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
title_sort Caracteres para identificação de genótipos de trigo sensíveis ao ácido giberélico
author Canci,Paulo Cesar
author_facet Canci,Paulo Cesar
Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
author_role author
author2 Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canci,Paulo Cesar
Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Triticum aestivum
estatura de planta
seleção
topic Triticum aestivum
estatura de planta
seleção
description Distintos caracteres foram utilizados para avaliar a sensibilidade de genótipos de trigo de diferentes estaturas ao ácido giberélico em laboratório e em casa de vegetação, visando a identificação de genótipos portadores de genes redutores da estatura de planta. Foram avaliadas a altura de planta, altura da inserção da lâmina da primeira e segunda folha, comprimento da lâmina da primeira e segunda folha e a diferença entre a altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha. As determinações foram realizadas aos 20 e 28 dias após a germinação em laboratório e em casa de vegetação, nos genótipos submetidos às doses de 0 e 100ppm de ácido giberélico. A diferença entre os tratamentos com e sem ácido giberélico, para todos os caracteres, foi utilizada para a análise a fim de garantir a inexistência da interação genótipo x ambiente. Foram obtidas correlações expressivas para altura da inserção da lâmina da segunda folha e diferença da altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha em casa de vegetação e entre estatura de planta e comprimento da segunda folha em laboratório. Os valores obtidos em casa de vegetação foram superiores aos de laboratório para a maioria dos caracteres avaliados, tendo o caráter estatura de planta proporcionado a separação mais efetiva dos genótipos de acordo com a estatura e sensibilidade ao ácido giberélico nos dois ambientes.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781997000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.27 n.2 1997
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519769866240