Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canci,Paulo Cesar
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Carvalho,Fernando Irajá Felix de, Barbosa Neto,José Fernandes, Oliveira,Marco Antônio Rott de, Franco,Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000100004
Resumo: O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de analisar diferentes ambientes para a identificação de genótípos portadores de genes redutores da estatura de planta em trigo, através da reação de sensibilidade ao ácido giberélico (AG). O experimento foi instalado no ano de 1995 em casa de vegetação (CV) e laboratório (LA) na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FA/UFRGS, Porto Alegre e a campo (CA), em Eldorado do Sul, RS. Foram avaliados 6 genótípos de diferentes estaturas de planta em 0 e I00ppm de AG em CV e LA e 0, 100 e l000ppm de AG aplicados quando as plantas apresentavam duas e quatro folhas em CA. A determinação da estatura foi realizada aos 20 dias após a aplicação do tratamento em CV, 18 dias em LA e em quatro avaliações semanais em CA. A separação dos genótípos de acordo com a sensibilidade ao AG foi possível nos três ambientes, sem que a ordem de resposta fosse alterada. A diferença de estatura entre os tratamentos foi utilizada para a comparação entre ambientes e as maiores diferenças de estatura foram observadas em CV e CA. A interação genótipo x ambiente não foi significativa revelando a possibilidade de realização do teste em campo. Para todos os tratamentos aplicados foi possível identificar os genótípos sensíveis ao AG a partir dos 7 dias, através da determinação da estatura e peta identificação visual das plantas.
id UFSM-2_cf139489af9703a05b2b2074c5de9d8b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781997000100004
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)Triticum aestivumsensibilidade ao ácido giberélicoestaturaRht1Rh2O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de analisar diferentes ambientes para a identificação de genótípos portadores de genes redutores da estatura de planta em trigo, através da reação de sensibilidade ao ácido giberélico (AG). O experimento foi instalado no ano de 1995 em casa de vegetação (CV) e laboratório (LA) na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FA/UFRGS, Porto Alegre e a campo (CA), em Eldorado do Sul, RS. Foram avaliados 6 genótípos de diferentes estaturas de planta em 0 e I00ppm de AG em CV e LA e 0, 100 e l000ppm de AG aplicados quando as plantas apresentavam duas e quatro folhas em CA. A determinação da estatura foi realizada aos 20 dias após a aplicação do tratamento em CV, 18 dias em LA e em quatro avaliações semanais em CA. A separação dos genótípos de acordo com a sensibilidade ao AG foi possível nos três ambientes, sem que a ordem de resposta fosse alterada. A diferença de estatura entre os tratamentos foi utilizada para a comparação entre ambientes e as maiores diferenças de estatura foram observadas em CV e CA. A interação genótipo x ambiente não foi significativa revelando a possibilidade de realização do teste em campo. Para todos os tratamentos aplicados foi possível identificar os genótípos sensíveis ao AG a partir dos 7 dias, através da determinação da estatura e peta identificação visual das plantas.Universidade Federal de Santa Maria1997-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000100004Ciência Rural v.27 n.1 1997reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781997000100004info:eu-repo/semantics/openAccessCanci,Paulo CesarCarvalho,Fernando Irajá Felix deBarbosa Neto,José FernandesOliveira,Marco Antônio Rott deFranco,Francisco de Assispor2008-05-19T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
title Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
spellingShingle Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
Canci,Paulo Cesar
Triticum aestivum
sensibilidade ao ácido giberélico
estatura
Rht1
Rh2
title_short Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
title_full Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
title_fullStr Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
title_full_unstemmed Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
title_sort Diferentes ambientes para avaliação da sensibiliade ao ácido giberélico em genótipos de trigo (Triticum aestivum L.)
author Canci,Paulo Cesar
author_facet Canci,Paulo Cesar
Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
Oliveira,Marco Antônio Rott de
Franco,Francisco de Assis
author_role author
author2 Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
Oliveira,Marco Antônio Rott de
Franco,Francisco de Assis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canci,Paulo Cesar
Carvalho,Fernando Irajá Felix de
Barbosa Neto,José Fernandes
Oliveira,Marco Antônio Rott de
Franco,Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Triticum aestivum
sensibilidade ao ácido giberélico
estatura
Rht1
Rh2
topic Triticum aestivum
sensibilidade ao ácido giberélico
estatura
Rht1
Rh2
description O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de analisar diferentes ambientes para a identificação de genótípos portadores de genes redutores da estatura de planta em trigo, através da reação de sensibilidade ao ácido giberélico (AG). O experimento foi instalado no ano de 1995 em casa de vegetação (CV) e laboratório (LA) na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FA/UFRGS, Porto Alegre e a campo (CA), em Eldorado do Sul, RS. Foram avaliados 6 genótípos de diferentes estaturas de planta em 0 e I00ppm de AG em CV e LA e 0, 100 e l000ppm de AG aplicados quando as plantas apresentavam duas e quatro folhas em CA. A determinação da estatura foi realizada aos 20 dias após a aplicação do tratamento em CV, 18 dias em LA e em quatro avaliações semanais em CA. A separação dos genótípos de acordo com a sensibilidade ao AG foi possível nos três ambientes, sem que a ordem de resposta fosse alterada. A diferença de estatura entre os tratamentos foi utilizada para a comparação entre ambientes e as maiores diferenças de estatura foram observadas em CV e CA. A interação genótipo x ambiente não foi significativa revelando a possibilidade de realização do teste em campo. Para todos os tratamentos aplicados foi possível identificar os genótípos sensíveis ao AG a partir dos 7 dias, através da determinação da estatura e peta identificação visual das plantas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781997000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.27 n.1 1997
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519490945024