O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Leila Cristina Aoyama
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3831
Resumo: The agricultural technician is a professional who has direct contact with the environment and investigate how this professional formation occurs is task necessary to understand how the world of work comes conceiving the relation x environmental education society. This work is a part of a research that examines the articulation of environmental education in a course curriculum in Technical Agriculture. At this stage, we bring the results obtained in semi-structured interviews with teachers of the course concerned. The objective was to investigate the conceptions of environment and environmental education of teachers, as well as understand their pedagogical practices. From dialogues with the teachers was possible to diagnose that prevails among them a conception of environmental non-anthropocentric, utilitarian and yet an understanding of environmental education as a process of awareness and awareness of people, targeting only practices conservationists.
id UFSM-3_40ef59d9235a071289bd9626106bf2bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3831
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionaisProfessional educationEnvironmental educationTechnical educationConceptionsEnvironmental perceptionEducação profissionalEducação ambientalEnsino técnicoConcepção ambientalThe agricultural technician is a professional who has direct contact with the environment and investigate how this professional formation occurs is task necessary to understand how the world of work comes conceiving the relation x environmental education society. This work is a part of a research that examines the articulation of environmental education in a course curriculum in Technical Agriculture. At this stage, we bring the results obtained in semi-structured interviews with teachers of the course concerned. The objective was to investigate the conceptions of environment and environmental education of teachers, as well as understand their pedagogical practices. From dialogues with the teachers was possible to diagnose that prevails among them a conception of environmental non-anthropocentric, utilitarian and yet an understanding of environmental education as a process of awareness and awareness of people, targeting only practices conservationists.O técnico agrícola é um profissional que possui contato direto com o meio ambiente e investigar como ocorre a formação deste profissional é tarefa necessária para compreender como o mundo do trabalho vem concebendo a relação educação ambiental x sociedade. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga a articulação da educação ambiental em um currículo de curso Técnico em Agricultura. Nesta etapa, trazemos os resultados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com professores do curso em questão. O objetivo foi investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental dos docentes, bem como compreender suas práticas pedagógicas. A partir dos diálogos com os professores foi possível diagnosticar que entre eles impera uma concepção de meio ambiente não-antropocêntrica, porém utilitarista e um entendimento de educação ambiental como um processo de sensibilização e conscientização de pessoas, visando somente as práticas preservacionistas.Universidade Federal de Santa Maria2011-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica Qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/383110.5902/223613083831Monografias Ambientais; REMOA, V. 4, N. 4, OUT., 2011; 887-902Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 4, N. 4, OUT., 2011; 887-9022236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3831/2347Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Leila Cristina Aoyama2021-05-07T12:40:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3831Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:28Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
title O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
spellingShingle O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
Barbosa, Leila Cristina Aoyama
Professional education
Environmental education
Technical education
Conceptions
Environmental perception
Educação profissional
Educação ambiental
Ensino técnico
Concepção ambiental
title_short O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
title_full O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
title_fullStr O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
title_full_unstemmed O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
title_sort O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais
author Barbosa, Leila Cristina Aoyama
author_facet Barbosa, Leila Cristina Aoyama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Leila Cristina Aoyama
dc.subject.por.fl_str_mv Professional education
Environmental education
Technical education
Conceptions
Environmental perception
Educação profissional
Educação ambiental
Ensino técnico
Concepção ambiental
topic Professional education
Environmental education
Technical education
Conceptions
Environmental perception
Educação profissional
Educação ambiental
Ensino técnico
Concepção ambiental
description The agricultural technician is a professional who has direct contact with the environment and investigate how this professional formation occurs is task necessary to understand how the world of work comes conceiving the relation x environmental education society. This work is a part of a research that examines the articulation of environmental education in a course curriculum in Technical Agriculture. At this stage, we bring the results obtained in semi-structured interviews with teachers of the course concerned. The objective was to investigate the conceptions of environment and environmental education of teachers, as well as understand their pedagogical practices. From dialogues with the teachers was possible to diagnose that prevails among them a conception of environmental non-anthropocentric, utilitarian and yet an understanding of environmental education as a process of awareness and awareness of people, targeting only practices conservationists.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3831
10.5902/223613083831
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3831
identifier_str_mv 10.5902/223613083831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/3831/2347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 4, N. 4, OUT., 2011; 887-902
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 4, N. 4, OUT., 2011; 887-902
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1814256512343736320