Desafios da implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental na educação profissional: estudo de caso em escola técnica agrícola do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05012017-143040/ |
Resumo: | A educação ambiental tem como proposta estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, por meio da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, um campo de interações culturais, sociais e naturais. Assim, o processo educativo proposto pela educação ambiental inserido na educação formal objetiva à formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. O proposito principal do trabalho foi realizar por meio de um estudo de caso a investigação e análise da formação de estudantes do curso de Técnico em Agropecuária em unidade escolar pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a fim de entender se Educação Ambiental e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, definem a formação no sentido de preparar o profissional para as responsabilidades frente às questões ambientais emergentes configuradas na crise socioambiental vigente. Neste sentido, enunciamos a questão central do trabalho formulando o problema com a seguinte expressão: \"Como uma escola agrícola do Centro Paula Souza desenvolve a formação dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária prevista no seu projeto político pedagógico e no plano de curso em relação às questões ambientais levando em consideração a sua interação com a Educação Ambiental?\". Com os resultados obtidos pelo estudo de caso em questão, a finalidade é contribuir para uma melhor compreensão da interação da Educação Ambiental e da Educação Profissional. A metodologia a ser adotada foi a pesquisa qualitativa como forma de possibilitar a compreensão dos dados os quais se constituem das diretrizes legais para a para a Educação Ambiental e dos planos de cursos do Centro Paula Souza adotado na escola. No desenvolvimento da pesquisa realizou-se visitas, entrevistas in loco, aplicação de questionários e mapeamento de alguns manejos relacionados às práticas de gestão ambiental no intuito de verificar de que forma a educação ambiental acontece articulada na formação técnica, ou não, e como foi identificada pela comunidade escolar. Após a execução dos procedimentos metodológicos propostos, a investigação mostrou que a comunidade escolar reconhece a prática da educação ambiental como imprescindível e de enorme importância, mas reproduzem uma visão de concepção conservacionista/utilitarista, propalada na prática educativa da unidade escolar. |
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Desafios da implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental na educação profissional: estudo de caso em escola técnica agrícola do Estado de São PauloChallenges of implementation of national curriculum guidelines for environmental education in vocational education: a case study in agricultural technical school of the State of São PauloAmbientalizaçãoEducação ambientalEnsino técnicoEnvironmental educationEnvironmentalizationTechnical educationA educação ambiental tem como proposta estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, por meio da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, um campo de interações culturais, sociais e naturais. Assim, o processo educativo proposto pela educação ambiental inserido na educação formal objetiva à formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. O proposito principal do trabalho foi realizar por meio de um estudo de caso a investigação e análise da formação de estudantes do curso de Técnico em Agropecuária em unidade escolar pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a fim de entender se Educação Ambiental e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, definem a formação no sentido de preparar o profissional para as responsabilidades frente às questões ambientais emergentes configuradas na crise socioambiental vigente. Neste sentido, enunciamos a questão central do trabalho formulando o problema com a seguinte expressão: \"Como uma escola agrícola do Centro Paula Souza desenvolve a formação dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária prevista no seu projeto político pedagógico e no plano de curso em relação às questões ambientais levando em consideração a sua interação com a Educação Ambiental?\". Com os resultados obtidos pelo estudo de caso em questão, a finalidade é contribuir para uma melhor compreensão da interação da Educação Ambiental e da Educação Profissional. A metodologia a ser adotada foi a pesquisa qualitativa como forma de possibilitar a compreensão dos dados os quais se constituem das diretrizes legais para a para a Educação Ambiental e dos planos de cursos do Centro Paula Souza adotado na escola. No desenvolvimento da pesquisa realizou-se visitas, entrevistas in loco, aplicação de questionários e mapeamento de alguns manejos relacionados às práticas de gestão ambiental no intuito de verificar de que forma a educação ambiental acontece articulada na formação técnica, ou não, e como foi identificada pela comunidade escolar. Após a execução dos procedimentos metodológicos propostos, a investigação mostrou que a comunidade escolar reconhece a prática da educação ambiental como imprescindível e de enorme importância, mas reproduzem uma visão de concepção conservacionista/utilitarista, propalada na prática educativa da unidade escolar.O Environmental education has the purpose to encourage the emergence of a culture connection between nature and society, through the formation of an ecological attitude in people. One of its foundations is the environmental vision, which states that the environment is a space of relations, a field of cultural, natural and social interactions. This the educational process proposed by the environmental education inserted in the objective formal education to the formation of subjects able to understand their reality and act on it consciously. The main work purpose was to carry through a case study research and analysis of training technician course students in Agricultural school unit belonging to the State Center for Technological Education Paula Souza, to understand whether environmental education and education vocational High School Technical define the training to prepare professionals for the front responsibilities to emerging environmental issues set in the current environmental crisis. In this sense, we have presented the central issue of work formulating the problem with the following expression: \"As an agricultural school Paula Souza Center develops training for students of the Technical Course in Agriculture provided for in their political pedagogical project and course plan in relation to environmental issues taking into account their interaction with environmental education? \". With the results of the case study in question, the purpose is to contribute to a better understanding of the interaction of Environmental Education and Vocational Education. The methodology to be adopted was the qualitative research as a way to enable the understanding of the data that constitute the legal guidelines for Environmental Education and the plans and courses of Paula Souza Center adopted at school. The development of research was held visits, on-site interviews, questionnaires and mapping of some managements related to environmental management practices in order to verify how environmental education happens articulated in technical training, or not, and how it was identified the school community. After the implementation of the proposed methodological procedures, research has shown that the school community recognizes the practice of environmental education as essential and of paramount importance, but reproduce a vision of conservation design / utilitarian, touted the educational practice of school unit.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPipitone, Maria Angelica PenattiNicolini, Edvaldo Haroldo2016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05012017-143040/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-05012017-143040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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