Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alexandre Xavier dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Mauricio Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182
Resumo: The present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning.
id UFSM-3_415882e886de7136e835c64c0eddad8a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6182
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da UnipampaDifficulties in MathBiological SciencesMeaningful learningDificuldades em MatemáticaCiências BiológicasAprendizagens SignificativasThe present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning.Tendo como referencial a Teoria das Aprendizagens Significativas de David Ausubel, foi proposta uma pesquisa com a finalidade de conhecer o perfil dos discentes de uma turma ofertada em caráter especial do componente curricular Matemática para Ciências Biológicas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel. Visando uma melhor aprendizagem dos discentes e diminuindo as taxas de evasão, retenção e reprovação no componente curricular ora em análise, foram discutidas abordagens e intervenções metodológicas no ensino deste componente com intuito de proporcionar uma aprendizagem dita significativa.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/618210.5902/223613086182Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-17422236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182/3683Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alexandre Xavier dosVieira, Mauricio Aires2021-05-07T12:40:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6182Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:43Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
title Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
spellingShingle Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
Santos, Alexandre Xavier dos
Difficulties in Math
Biological Sciences
Meaningful learning
Dificuldades em Matemática
Ciências Biológicas
Aprendizagens Significativas
title_short Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
title_full Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
title_fullStr Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
title_full_unstemmed Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
title_sort Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
author Santos, Alexandre Xavier dos
author_facet Santos, Alexandre Xavier dos
Vieira, Mauricio Aires
author_role author
author2 Vieira, Mauricio Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alexandre Xavier dos
Vieira, Mauricio Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Difficulties in Math
Biological Sciences
Meaningful learning
Dificuldades em Matemática
Ciências Biológicas
Aprendizagens Significativas
topic Difficulties in Math
Biological Sciences
Meaningful learning
Dificuldades em Matemática
Ciências Biológicas
Aprendizagens Significativas
description The present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182
10.5902/223613086182
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182
identifier_str_mv 10.5902/223613086182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182/3683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552585469952