Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182 |
Resumo: | The present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning. |
id |
UFSM-3_415882e886de7136e835c64c0eddad8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6182 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da UnipampaDifficulties in MathBiological SciencesMeaningful learningDificuldades em MatemáticaCiências BiológicasAprendizagens SignificativasThe present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning.Tendo como referencial a Teoria das Aprendizagens Significativas de David Ausubel, foi proposta uma pesquisa com a finalidade de conhecer o perfil dos discentes de uma turma ofertada em caráter especial do componente curricular Matemática para Ciências Biológicas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel. Visando uma melhor aprendizagem dos discentes e diminuindo as taxas de evasão, retenção e reprovação no componente curricular ora em análise, foram discutidas abordagens e intervenções metodológicas no ensino deste componente com intuito de proporcionar uma aprendizagem dita significativa.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/618210.5902/223613086182Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-17422236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182/3683Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alexandre Xavier dosVieira, Mauricio Aires2021-05-07T12:40:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6182Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:43Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
title |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
spellingShingle |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa Santos, Alexandre Xavier dos Difficulties in Math Biological Sciences Meaningful learning Dificuldades em Matemática Ciências Biológicas Aprendizagens Significativas |
title_short |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
title_full |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
title_fullStr |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
title_sort |
Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa |
author |
Santos, Alexandre Xavier dos |
author_facet |
Santos, Alexandre Xavier dos Vieira, Mauricio Aires |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Mauricio Aires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alexandre Xavier dos Vieira, Mauricio Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Difficulties in Math Biological Sciences Meaningful learning Dificuldades em Matemática Ciências Biológicas Aprendizagens Significativas |
topic |
Difficulties in Math Biological Sciences Meaningful learning Dificuldades em Matemática Ciências Biológicas Aprendizagens Significativas |
description |
The present article proposed a research anchored in the Meaningful Learning Theory of DavidAusubel, aiming to know the profile of the students of a class offered in special character of thecurricular component Math for Biological Sciences in the undergraduate courses of Licentiate andBachelor in Biological Sciences in Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel.The methodological approaches and interventions in the learning process were discussed seekingto improve the learning of the students and reducing the dropout, retention and failing rate in theinvestigated curricular component, aspiring to provide a significant learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182 10.5902/223613086182 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613086182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6182/3683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1732-1742 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950552585469952 |