A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Teresinha de Fátima Souto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sartori, Jerônimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6194
Resumo: This paper analyzes the influence of the lack of motivation in the teaching - learning process,addressing the issue of interdisciplinarity as a factor of integration in the process of knowledgeconstruction. A survey of the leading indicators on teachers and students’ discouragement wasconducted. For the analysis it was adopted the assumptions of the teaching and learning process,understanding education in its interdisciplinary aspects and its relation to lack of motivation. Toestablish a comparison with the theoretical analysis, a diagnosis was made on the school context,which was systematized after a critical and reflexive analysis, identifying some alternativesolutions to the problem of lack of motivation in elementary schools. According to the diagnosis itwas evident that the lack of motivation leads to failing and dropping out. However, it wasconcluded that it is possible to overturn the situation through a work in an interdisciplinaryperspective using the communication technologies as well as investing in teacher training aimingto think over changing in the pedagogical practice, taking a closer look at the needs of the eveningcourse students.
id UFSM-3_fedc70efdb2b26e8c546035a61459f6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6194
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagemLack of motivationEvening coursePedagogical practiceTeaching and learningDesmotivaçãoEnsino noturnoPrática pedagógicaEnsino-aprendizagemThis paper analyzes the influence of the lack of motivation in the teaching - learning process,addressing the issue of interdisciplinarity as a factor of integration in the process of knowledgeconstruction. A survey of the leading indicators on teachers and students’ discouragement wasconducted. For the analysis it was adopted the assumptions of the teaching and learning process,understanding education in its interdisciplinary aspects and its relation to lack of motivation. Toestablish a comparison with the theoretical analysis, a diagnosis was made on the school context,which was systematized after a critical and reflexive analysis, identifying some alternativesolutions to the problem of lack of motivation in elementary schools. According to the diagnosis itwas evident that the lack of motivation leads to failing and dropping out. However, it wasconcluded that it is possible to overturn the situation through a work in an interdisciplinaryperspective using the communication technologies as well as investing in teacher training aimingto think over changing in the pedagogical practice, taking a closer look at the needs of the eveningcourse students.Este artigo busca analisar a influência da desmotivação no processo ensino-aprendizagem, abordando a questão da interdisciplinaridade, como fator de integração no processo de construção do conhecimento; levantando indicadores sobre o que leva professores e alunos a se sentirem desmotivados. Para a análise adotam-se os pressupostos do ensino-aprendizagem, entendendo a educação no seu aspecto interdisciplinar e sua relação com a desmotivação. Para estabelecer um contraponto com o referencial teórico analisado, foi realizado um diagnóstico sobre o contexto escolar, o qual fora sistematizado após a análise sob um olhar crítico e reflexivo, identificando algumas alternativas de soluções para o problema da desmotivação no Ensino Fundamental. Segundo o diagnóstico ficou evidente que a desmotivação leva o aluno à repetência e à evasão escolar, no entanto, acredita-se ser possível reverter o quadro trabalhando na perspectiva da interdisciplinaridade, empregando as tecnologias da comunicação e investindo na formação continuada dos professores para que se reflita na possibilidade de mudar a prática pedagógica, tendo um olhar mais atento às necessidades dos alunos do ensino noturno.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/619410.5902/223613086194Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1870-1886Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1870-18862236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6194/3694Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Teresinha de Fátima SoutoSartori, Jerônimo2021-05-07T12:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6194Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:45Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
title A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
spellingShingle A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
Almeida, Teresinha de Fátima Souto
Lack of motivation
Evening course
Pedagogical practice
Teaching and learning
Desmotivação
Ensino noturno
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
title_short A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
title_full A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
title_fullStr A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
title_sort A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem
author Almeida, Teresinha de Fátima Souto
author_facet Almeida, Teresinha de Fátima Souto
Sartori, Jerônimo
author_role author
author2 Sartori, Jerônimo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Teresinha de Fátima Souto
Sartori, Jerônimo
dc.subject.por.fl_str_mv Lack of motivation
Evening course
Pedagogical practice
Teaching and learning
Desmotivação
Ensino noturno
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
topic Lack of motivation
Evening course
Pedagogical practice
Teaching and learning
Desmotivação
Ensino noturno
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
description This paper analyzes the influence of the lack of motivation in the teaching - learning process,addressing the issue of interdisciplinarity as a factor of integration in the process of knowledgeconstruction. A survey of the leading indicators on teachers and students’ discouragement wasconducted. For the analysis it was adopted the assumptions of the teaching and learning process,understanding education in its interdisciplinary aspects and its relation to lack of motivation. Toestablish a comparison with the theoretical analysis, a diagnosis was made on the school context,which was systematized after a critical and reflexive analysis, identifying some alternativesolutions to the problem of lack of motivation in elementary schools. According to the diagnosis itwas evident that the lack of motivation leads to failing and dropping out. However, it wasconcluded that it is possible to overturn the situation through a work in an interdisciplinaryperspective using the communication technologies as well as investing in teacher training aimingto think over changing in the pedagogical practice, taking a closer look at the needs of the eveningcourse students.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6194
10.5902/223613086194
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6194
identifier_str_mv 10.5902/223613086194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6194/3694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1870-1886
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1870-1886
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552605392896