Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Briane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de, Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011
Resumo: Este estudo propõe-se a compreender e analisar textos multimodais que permeiam as interações comunicativas em sociedade, focando especialmente na maneira como a instituição escolar os maneja e os apresenta aos alunos. O principal objetivo da pesquisa é entender de que maneira o processo de compreensão textual multimodal é realizado pelos estudantes, para que desse estudo possamos pensar formas mais eficazes de trabalhar a multimodalidade.Palavras-chave: Gêneros do Discurso; Multimodalidade; Compreensão leitora; LetramentoPracticas de letramento y comprensión lectora en la escuela: la multimodalidad en perspectivaResumen: Esto estudio tiene como objetivo comprender y analizar textos multimodales que involucran las interacciones comunicativas en la sociedad, centrándose sobre todo en cómo la escuela los administra y presenta a los estudiantes. El objetivo principal de la investigación es entender cómo los estudiantes realizan el proceso de comprensión de textos multimodales, por lo que este estudio puede proponer formas más eficientes de trabajar multimodalidad en clase.Palabras clave: Géneros de Discurso; Multimodalidad; Comprensión lectora; Letramento.Practices of literacy and understanding reader at school: the multimodality in perspectiveAbstract: This research wants to understand and analyze the multimodal texts that permeate the communicative interactions in society, focusing especially on how the educational institution manages and introduces it to the students. The main objective of the research is to understand how the multimodal text comprehension process is accomplished by the students, so this study can enable us to create more effective ways of working multimodality. Key-words: discourses genres, multimodality, reader comprehension, literacy.
id UFSM-4_0d25dc0ad534e4fc656d42213b76fa13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25011
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectivaEste estudo propõe-se a compreender e analisar textos multimodais que permeiam as interações comunicativas em sociedade, focando especialmente na maneira como a instituição escolar os maneja e os apresenta aos alunos. O principal objetivo da pesquisa é entender de que maneira o processo de compreensão textual multimodal é realizado pelos estudantes, para que desse estudo possamos pensar formas mais eficazes de trabalhar a multimodalidade.Palavras-chave: Gêneros do Discurso; Multimodalidade; Compreensão leitora; LetramentoPracticas de letramento y comprensión lectora en la escuela: la multimodalidad en perspectivaResumen: Esto estudio tiene como objetivo comprender y analizar textos multimodales que involucran las interacciones comunicativas en la sociedad, centrándose sobre todo en cómo la escuela los administra y presenta a los estudiantes. El objetivo principal de la investigación es entender cómo los estudiantes realizan el proceso de comprensión de textos multimodales, por lo que este estudio puede proponer formas más eficientes de trabajar multimodalidad en clase.Palabras clave: Géneros de Discurso; Multimodalidad; Comprensión lectora; Letramento.Practices of literacy and understanding reader at school: the multimodality in perspectiveAbstract: This research wants to understand and analyze the multimodal texts that permeate the communicative interactions in society, focusing especially on how the educational institution manages and introduces it to the students. The main objective of the research is to understand how the multimodal text comprehension process is accomplished by the students, so this study can enable us to create more effective ways of working multimodality. Key-words: discourses genres, multimodality, reader comprehension, literacy.Universidade Federal de Santa Maria2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2501110.5902/2316882X25011Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 3 (2017)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitt, BrianeFreitas, Ernani Cesar deGonçalves, Iverton Gessé Ribeiro2020-12-09T20:25:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25011Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:29Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
title Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
spellingShingle Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
Schmitt, Briane
title_short Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
title_full Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
title_fullStr Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
title_full_unstemmed Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
title_sort Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva
author Schmitt, Briane
author_facet Schmitt, Briane
Freitas, Ernani Cesar de
Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Briane
Freitas, Ernani Cesar de
Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro
description Este estudo propõe-se a compreender e analisar textos multimodais que permeiam as interações comunicativas em sociedade, focando especialmente na maneira como a instituição escolar os maneja e os apresenta aos alunos. O principal objetivo da pesquisa é entender de que maneira o processo de compreensão textual multimodal é realizado pelos estudantes, para que desse estudo possamos pensar formas mais eficazes de trabalhar a multimodalidade.Palavras-chave: Gêneros do Discurso; Multimodalidade; Compreensão leitora; LetramentoPracticas de letramento y comprensión lectora en la escuela: la multimodalidad en perspectivaResumen: Esto estudio tiene como objetivo comprender y analizar textos multimodales que involucran las interacciones comunicativas en la sociedad, centrándose sobre todo en cómo la escuela los administra y presenta a los estudiantes. El objetivo principal de la investigación es entender cómo los estudiantes realizan el proceso de comprensión de textos multimodales, por lo que este estudio puede proponer formas más eficientes de trabajar multimodalidad en clase.Palabras clave: Géneros de Discurso; Multimodalidad; Comprensión lectora; Letramento.Practices of literacy and understanding reader at school: the multimodality in perspectiveAbstract: This research wants to understand and analyze the multimodal texts that permeate the communicative interactions in society, focusing especially on how the educational institution manages and introduces it to the students. The main objective of the research is to understand how the multimodal text comprehension process is accomplished by the students, so this study can enable us to create more effective ways of working multimodality. Key-words: discourses genres, multimodality, reader comprehension, literacy.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011
10.5902/2316882X25011
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011
identifier_str_mv 10.5902/2316882X25011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 3 (2017)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999685722113