Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.811 Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq-UFCG 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014), visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos letramentos. Neste artigo, discutimos acerca dos exemplos apresentados nos capítulos de Façanha (2014), Maciel (2014) e Silva (2014), por abordarem a multimodalidade de acordo com a perspectiva teórica aqui adotada. Ademais, procuramos identificar, como base nos estudos de Kalantzis e Cope (2005), os movimentos do conhecimento mobilizados em tais práticas. Com a análise, percebemos que as referidas práticas possibilitam a compreensão de que as interpretações e as verdades tidas como únicas são contingentes e situadas. |
id |
UFCG-2_e20508e76d0f8cdd9bdb636ad32cf006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1629 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentosLetramentosMultimodalidadeEnsino de Língua InglesaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.811 Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq-UFCG 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014), visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos letramentos. Neste artigo, discutimos acerca dos exemplos apresentados nos capítulos de Façanha (2014), Maciel (2014) e Silva (2014), por abordarem a multimodalidade de acordo com a perspectiva teórica aqui adotada. Ademais, procuramos identificar, como base nos estudos de Kalantzis e Cope (2005), os movimentos do conhecimento mobilizados em tais práticas. Com a análise, percebemos que as referidas práticas possibilitam a compreensão de que as interpretações e as verdades tidas como únicas são contingentes e situadas. Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143Revista Letras Raras; Vol. 6 No 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143Revista Letras Raras; v. 6 n. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-1432317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629/1551© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido 2024-01-04T23:52:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1629Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
title |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
spellingShingle |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos Barros, Walter Vieira Letramentos Multimodalidade Ensino de Língua Inglesa |
title_short |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
title_full |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
title_fullStr |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
title_sort |
Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos |
author |
Barros, Walter Vieira |
author_facet |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marco Antônio Margarido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Multimodalidade Ensino de Língua Inglesa |
topic |
Letramentos Multimodalidade Ensino de Língua Inglesa |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.811 Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq-UFCG 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014), visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos letramentos. Neste artigo, discutimos acerca dos exemplos apresentados nos capítulos de Façanha (2014), Maciel (2014) e Silva (2014), por abordarem a multimodalidade de acordo com a perspectiva teórica aqui adotada. Ademais, procuramos identificar, como base nos estudos de Kalantzis e Cope (2005), os movimentos do conhecimento mobilizados em tais práticas. Com a análise, percebemos que as referidas práticas possibilitam a compreensão de que as interpretações e as verdades tidas como únicas são contingentes e situadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629/1551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143 Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143 Revista Letras Raras; Vol. 6 No 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143 Revista Letras Raras; v. 6 n. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 132-143 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784488173568 |