Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Grazielle Betina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Horlle, Analu Schmitz Horlle, Moreira, Elizabeth Huber Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938
Resumo: Este artigo  busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como  a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero.  
id UFSM-4_134bd2a4a6ebe044b1573990617fc118
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22938
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no BrasilEste artigo  busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como  a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero.  Universidade Federal de Santa Maria2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa temáticaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2293810.5902/2316882X22938Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Grazielle BetinaHorlle, Analu Schmitz HorlleMoreira, Elizabeth Huber Moreira2020-12-09T20:25:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22938Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:21Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
title Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
spellingShingle Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
Brandt, Grazielle Betina
title_short Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
title_full Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
title_fullStr Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
title_full_unstemmed Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
title_sort Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
author Brandt, Grazielle Betina
author_facet Brandt, Grazielle Betina
Horlle, Analu Schmitz Horlle
Moreira, Elizabeth Huber Moreira
author_role author
author2 Horlle, Analu Schmitz Horlle
Moreira, Elizabeth Huber Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Grazielle Betina
Horlle, Analu Schmitz Horlle
Moreira, Elizabeth Huber Moreira
description Este artigo  busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como  a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa temática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938
10.5902/2316882X22938
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938
identifier_str_mv 10.5902/2316882X22938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950605130661888