Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938 |
Resumo: | Este artigo busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero. |
id |
UFSM-4_134bd2a4a6ebe044b1573990617fc118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22938 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no BrasilEste artigo busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero. Universidade Federal de Santa Maria2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa temáticaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2293810.5902/2316882X22938Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Grazielle BetinaHorlle, Analu Schmitz HorlleMoreira, Elizabeth Huber Moreira2020-12-09T20:25:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22938Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:21Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
title |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
spellingShingle |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil Brandt, Grazielle Betina |
title_short |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
title_full |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
title_fullStr |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
title_full_unstemmed |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
title_sort |
Conseils Aux Voyagers: reflexões sobre a utilização da comunicação digital no processo de construção do imaginário turísitico de estrangeiros no Brasil |
author |
Brandt, Grazielle Betina |
author_facet |
Brandt, Grazielle Betina Horlle, Analu Schmitz Horlle Moreira, Elizabeth Huber Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Horlle, Analu Schmitz Horlle Moreira, Elizabeth Huber Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Grazielle Betina Horlle, Analu Schmitz Horlle Moreira, Elizabeth Huber Moreira |
description |
Este artigo busca analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, os conteúdos comunicacionais do portal institucional Voyage.gc.ca. A análise os dados analisados revelam que a violência e criminalidade urbana, assim como a figura estereotipada do malandro brasileiro são os principais objetos de informação divulgadas pelo governo canadense para turistas com destino ao BrasilPalavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; estrangeiros. Conseils Aux Voyagers: reflections on the use of digital communication in the process of construction of the tourist imaginary of foreigners in BrazilAbstract: This article aims to analyze, through a qualitative approach, the content of the communication items in the institutional website Voyage.gc.ca. The data analyzed reveal that violence and urban crime, as well as the stereotypical image of the "malandro (rogue)" are the main information propagated by the Canadian government to the tourist travelling to Brazil.Key words: digital communication; tourist imaginary; foreign. Conseils Aux Voyagers: reflexiones sobre el uso de comunicación digital en el proceso de construcción del imaginario turístico de los extranjeros en BrasilResumen: En este artículo se pretende analizar, a través de un enfoque cualitativo, el contenido comunicacional de Voyage.gc.ca portal institucional. Los datos del análisis analizadas demuestran que la violencia y la delincuencia urbana, así como la figura estereotipada del tramposo de Brasil son los principales objetos de información dadas a conocer por el gobierno de Canadá para los turistas a Brasil.Palavras-chave: comunicação digital; imaginário turístico; extranjero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa temática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938 10.5902/2316882X22938 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X22938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22938/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1799950605130661888 |