Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Fernanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/23004
Resumo: Este estudo investiga o consumo de mídia no Mundo T-Girl, uma comunidade de mulheres transexuais e travestis no Facebook. Analisamos os sentidos que as integram e distinguem, objetivando compreender por que pertencem a esse espaço online. Diferente de outros âmbitos, na comunidade é possível compartilhar perspectivas e encontrar pessoas que compreendam suas aspirações, as quais incluem uma esfera social mais igualitária e o ajuste à feminilidade. RESUMEN Este estudio investiga el consumo de medios en Mundo T-Girl, una comunidad de mujeres transexuales y travestis en Facebook. Hemos analizado los sentidos que las integran y distinguen, para entender por qué pertenecen a este espacio online. A diferencia de otros lugares, en la comunidad pueden compartir perspectivas y encontrar personas que entienden sus aspiraciones, que incluyen una esfera social más igualitaria y el ajuste a la feminidad.Palabras-clave: Consumo de medios. Etnografía. Comunidad Online. Transexualidad. Travestilidad. ABSTRACT This study investigates the media consumption in the Mundo T-Girl, a community of transsexuals women and transvestis on Facebook. We have analyzed the senses that integrate and distinguish them, in order to understand the reasons to belong to this online space. Unlike other areas, in the community they can share perspectives and find people who understand their aspirations, which includes a more egalitarian social sphere and the adjustment to femininity.Keywords: Media Consumption. Cultural Consumption. Ethnography. Online Community. Transexuality. Travestility.
id UFSM-4_4e921250fe0ddb31a982f9a869d1546a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23004
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRLEste estudo investiga o consumo de mídia no Mundo T-Girl, uma comunidade de mulheres transexuais e travestis no Facebook. Analisamos os sentidos que as integram e distinguem, objetivando compreender por que pertencem a esse espaço online. Diferente de outros âmbitos, na comunidade é possível compartilhar perspectivas e encontrar pessoas que compreendam suas aspirações, as quais incluem uma esfera social mais igualitária e o ajuste à feminilidade. RESUMEN Este estudio investiga el consumo de medios en Mundo T-Girl, una comunidad de mujeres transexuales y travestis en Facebook. Hemos analizado los sentidos que las integran y distinguen, para entender por qué pertenecen a este espacio online. A diferencia de otros lugares, en la comunidad pueden compartir perspectivas y encontrar personas que entienden sus aspiraciones, que incluyen una esfera social más igualitaria y el ajuste a la feminidad.Palabras-clave: Consumo de medios. Etnografía. Comunidad Online. Transexualidad. Travestilidad. ABSTRACT This study investigates the media consumption in the Mundo T-Girl, a community of transsexuals women and transvestis on Facebook. We have analyzed the senses that integrate and distinguish them, in order to understand the reasons to belong to this online space. Unlike other areas, in the community they can share perspectives and find people who understand their aspirations, which includes a more egalitarian social sphere and the adjustment to femininity.Keywords: Media Consumption. Cultural Consumption. Ethnography. Online Community. Transexuality. Travestility.Universidade Federal de Santa Maria2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2300410.5902/2316882X23004Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 2 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/23004/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Fernanda2020-12-09T20:25:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23004Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:19Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
title Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
spellingShingle Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
Scherer, Fernanda
title_short Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
title_full Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
title_fullStr Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
title_full_unstemmed Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
title_sort Consumo Midiático em Comunidade Online: Um Estudo Sobre o Mundo T-GIRL
author Scherer, Fernanda
author_facet Scherer, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Fernanda
description Este estudo investiga o consumo de mídia no Mundo T-Girl, uma comunidade de mulheres transexuais e travestis no Facebook. Analisamos os sentidos que as integram e distinguem, objetivando compreender por que pertencem a esse espaço online. Diferente de outros âmbitos, na comunidade é possível compartilhar perspectivas e encontrar pessoas que compreendam suas aspirações, as quais incluem uma esfera social mais igualitária e o ajuste à feminilidade. RESUMEN Este estudio investiga el consumo de medios en Mundo T-Girl, una comunidad de mujeres transexuales y travestis en Facebook. Hemos analizado los sentidos que las integran y distinguen, para entender por qué pertenecen a este espacio online. A diferencia de otros lugares, en la comunidad pueden compartir perspectivas y encontrar personas que entienden sus aspiraciones, que incluyen una esfera social más igualitaria y el ajuste a la feminidad.Palabras-clave: Consumo de medios. Etnografía. Comunidad Online. Transexualidad. Travestilidad. ABSTRACT This study investigates the media consumption in the Mundo T-Girl, a community of transsexuals women and transvestis on Facebook. We have analyzed the senses that integrate and distinguish them, in order to understand the reasons to belong to this online space. Unlike other areas, in the community they can share perspectives and find people who understand their aspirations, which includes a more egalitarian social sphere and the adjustment to femininity.Keywords: Media Consumption. Cultural Consumption. Ethnography. Online Community. Transexuality. Travestility.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/23004
10.5902/2316882X23004
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/23004
identifier_str_mv 10.5902/2316882X23004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/23004/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 2 (2016)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999664750592