Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Pâmela Andrade de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Thesing, Nelson José, Zeni, Lauriane Tramontina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099
Resumo: Educar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship.
id UFSM-4_55083da530505ae73249a825b91dff1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29099
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadaniaEducar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship.Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2909910.5902/2316882X29099Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Pâmela Andrade deThesing, Nelson JoséZeni, Lauriane Tramontina2020-12-09T20:25:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29099Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:33Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
title Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
spellingShingle Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
Moraes, Pâmela Andrade de
title_short Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
title_full Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
title_fullStr Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
title_full_unstemmed Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
title_sort Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
author Moraes, Pâmela Andrade de
author_facet Moraes, Pâmela Andrade de
Thesing, Nelson José
Zeni, Lauriane Tramontina
author_role author
author2 Thesing, Nelson José
Zeni, Lauriane Tramontina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Pâmela Andrade de
Thesing, Nelson José
Zeni, Lauriane Tramontina
description Educar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099
10.5902/2316882X29099
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099
identifier_str_mv 10.5902/2316882X29099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950605195673600