Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099 |
Resumo: | Educar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship. |
id |
UFSM-4_55083da530505ae73249a825b91dff1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29099 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadaniaEducar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship.Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2909910.5902/2316882X29099Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Pâmela Andrade deThesing, Nelson JoséZeni, Lauriane Tramontina2020-12-09T20:25:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29099Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:33Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
title |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
spellingShingle |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania Moraes, Pâmela Andrade de |
title_short |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
title_full |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
title_fullStr |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
title_full_unstemmed |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
title_sort |
Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania |
author |
Moraes, Pâmela Andrade de |
author_facet |
Moraes, Pâmela Andrade de Thesing, Nelson José Zeni, Lauriane Tramontina |
author_role |
author |
author2 |
Thesing, Nelson José Zeni, Lauriane Tramontina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Pâmela Andrade de Thesing, Nelson José Zeni, Lauriane Tramontina |
description |
Educar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania. En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadaníaResumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía. In radio waves: education as a practice for citizenshipAbstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099 10.5902/2316882X29099 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X29099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29099/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463999730810880 |