Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zortéa, Tamires Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moraes, Cláudia Herte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276
Resumo: O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.
id UFSM-4_847319eb478decc96d524096080d69e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24276
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os SimpsonsO artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de Discursoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2427610.5902/2316882X24276Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZortéa, Tamires ReginaMoraes, Cláudia Herte de2020-12-09T20:25:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24276Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:31Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
title Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
spellingShingle Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
Zortéa, Tamires Regina
title_short Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
title_full Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
title_fullStr Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
title_full_unstemmed Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
title_sort Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
author Zortéa, Tamires Regina
author_facet Zortéa, Tamires Regina
Moraes, Cláudia Herte de
author_role author
author2 Moraes, Cláudia Herte de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zortéa, Tamires Regina
Moraes, Cláudia Herte de
description O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de Discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276
10.5902/2316882X24276
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276
identifier_str_mv 10.5902/2316882X24276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950605150584832