Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276 |
Resumo: | O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations. |
id |
UFSM-4_847319eb478decc96d524096080d69e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24276 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os SimpsonsO artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de Discursoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2427610.5902/2316882X24276Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZortéa, Tamires ReginaMoraes, Cláudia Herte de2020-12-09T20:25:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24276Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:31Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
title |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
spellingShingle |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons Zortéa, Tamires Regina |
title_short |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
title_full |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
title_fullStr |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
title_full_unstemmed |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
title_sort |
Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons |
author |
Zortéa, Tamires Regina |
author_facet |
Zortéa, Tamires Regina Moraes, Cláudia Herte de |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Cláudia Herte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zortéa, Tamires Regina Moraes, Cláudia Herte de |
description |
O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas. Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los SimpsonsResumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas. Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The SimpsonsAbstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de Discurso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276 10.5902/2316882X24276 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X24276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/24276/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1799950605150584832 |