Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Mateus da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29693
Resumo: O artigo apresenta uma análise da cultura e da comunicação nas organizações contemporâneas, a partir de pesquisa bibliográfica realizada em fontes de acesso gratuito na Internet. Adotou-se como critérios para a análise a abordagem teórica, a metodologia e as conclusões dos autores. Comprova-se a relação de interdependência entre comunicação e cultura no contexto das organizações.Palavras-chave: Cultura; Comunicação Organizacional; Organizações contemporâneas.Cultura y comunicación organizacional: un análisis de la producción científica contemporánea brasileñaResumen: El artículo presenta un análisis de la cultura y la comunicación en las organizaciones contemporáneas, a partir de la investigación bibliográfica en fuentes de acceso gratuito en Internet. Se adoptó como criterios para el análisis el abordaje teórico, la metodología y las conclusiones de los autores. Se comprueba la relación de interdependencia entre comunicación y cultura en el contexto de las organizaciones.Palabras clave: Cultura; Comunicación organizacional; Organizaciones contemporáneas.Culure and organizational communication: an analysis of brazilian’s contemporary scientific productionAbstract: The article presents an analysis of culture and communication in contemporary organizations, from bibliographic research in sources of free access on the Internet. The theoretical approach, the methodology and the conclusions of the authors were adopted as criteria for the analysis. The relation of interdependence between communication and culture in the context of organizations is proved.Keywords: Culture; Organizational communication; Contemporary organizations.
id UFSM-4_b025e9583453eac0599e35ce0c7e15f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29693
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporâneaO artigo apresenta uma análise da cultura e da comunicação nas organizações contemporâneas, a partir de pesquisa bibliográfica realizada em fontes de acesso gratuito na Internet. Adotou-se como critérios para a análise a abordagem teórica, a metodologia e as conclusões dos autores. Comprova-se a relação de interdependência entre comunicação e cultura no contexto das organizações.Palavras-chave: Cultura; Comunicação Organizacional; Organizações contemporâneas.Cultura y comunicación organizacional: un análisis de la producción científica contemporánea brasileñaResumen: El artículo presenta un análisis de la cultura y la comunicación en las organizaciones contemporáneas, a partir de la investigación bibliográfica en fuentes de acceso gratuito en Internet. Se adoptó como criterios para el análisis el abordaje teórico, la metodología y las conclusiones de los autores. Se comprueba la relación de interdependencia entre comunicación y cultura en el contexto de las organizaciones.Palabras clave: Cultura; Comunicación organizacional; Organizaciones contemporáneas.Culure and organizational communication: an analysis of brazilian’s contemporary scientific productionAbstract: The article presents an analysis of culture and communication in contemporary organizations, from bibliographic research in sources of free access on the Internet. The theoretical approach, the methodology and the conclusions of the authors were adopted as criteria for the analysis. The relation of interdependence between communication and culture in the context of organizations is proved.Keywords: Culture; Organizational communication; Contemporary organizations.Universidade Federal de Santa Maria2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2969310.5902/2316882X29693Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 2 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29693/pdfCopyright (c) 2018 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Mateus da SilvaAbbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira2020-12-09T20:25:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29693Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:36Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
title Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
spellingShingle Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
Bento, Mateus da Silva
title_short Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
title_full Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
title_fullStr Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
title_full_unstemmed Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
title_sort Cultura e comunicação organizacional: uma análise da produção científica brasileira contemporânea
author Bento, Mateus da Silva
author_facet Bento, Mateus da Silva
Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira
author_role author
author2 Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Mateus da Silva
Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira
description O artigo apresenta uma análise da cultura e da comunicação nas organizações contemporâneas, a partir de pesquisa bibliográfica realizada em fontes de acesso gratuito na Internet. Adotou-se como critérios para a análise a abordagem teórica, a metodologia e as conclusões dos autores. Comprova-se a relação de interdependência entre comunicação e cultura no contexto das organizações.Palavras-chave: Cultura; Comunicação Organizacional; Organizações contemporâneas.Cultura y comunicación organizacional: un análisis de la producción científica contemporánea brasileñaResumen: El artículo presenta un análisis de la cultura y la comunicación en las organizaciones contemporáneas, a partir de la investigación bibliográfica en fuentes de acceso gratuito en Internet. Se adoptó como criterios para el análisis el abordaje teórico, la metodología y las conclusiones de los autores. Se comprueba la relación de interdependencia entre comunicación y cultura en el contexto de las organizaciones.Palabras clave: Cultura; Comunicación organizacional; Organizaciones contemporáneas.Culure and organizational communication: an analysis of brazilian’s contemporary scientific productionAbstract: The article presents an analysis of culture and communication in contemporary organizations, from bibliographic research in sources of free access on the Internet. The theoretical approach, the methodology and the conclusions of the authors were adopted as criteria for the analysis. The relation of interdependence between communication and culture in the context of organizations is proved.Keywords: Culture; Organizational communication; Contemporary organizations.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29693
10.5902/2316882X29693
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29693
identifier_str_mv 10.5902/2316882X29693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/29693/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 2 (2018)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950605205110785