POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Adriana Tenório
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Paula Gonçalves da, Mello, Sérgio Carvalho Benício de, Gomes, Yasmin Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000
Resumo: No terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo.   Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism.
id UFSM-4_c997f42d6676196bede754222097680a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11000
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMONo terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo.   Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism.Universidade Federal de Santa Maria2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/1100010.5902/2316882X11000Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000/8184Cordeiro, Adriana TenórioSilva, Paula Gonçalves daMello, Sérgio Carvalho Benício deGomes, Yasmin Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11000Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:01Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
title POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
spellingShingle POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
Cordeiro, Adriana Tenório
title_short POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
title_full POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
title_fullStr POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
title_full_unstemmed POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
title_sort POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
author Cordeiro, Adriana Tenório
author_facet Cordeiro, Adriana Tenório
Silva, Paula Gonçalves da
Mello, Sérgio Carvalho Benício de
Gomes, Yasmin Silva
author_role author
author2 Silva, Paula Gonçalves da
Mello, Sérgio Carvalho Benício de
Gomes, Yasmin Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Adriana Tenório
Silva, Paula Gonçalves da
Mello, Sérgio Carvalho Benício de
Gomes, Yasmin Silva
description No terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo.   Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000
10.5902/2316882X11000
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000
identifier_str_mv 10.5902/2316882X11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000/8184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999209668608